João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e sociedade civil debatem direito das pessoas com deficiência

sexta-feira, 2 de março de 2012 - 18:19 - Fotos: 

Fotos: Severino Pereira/Secom-PB

“Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência” foi o tema do I Fórum Regional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, realizado nesta sexta-feira (2), no Caic de Guarabira. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (Funad), reuniu aproximadamente150 pessoas entre sociedade civil e representantes do Governo do Estado e Prefeitura.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apontar algumas necessidades das pessoas com deficiência,  a exemplo da acessibilidade. As discussões foram pautadas em quatro eixos temáticos: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órtese e próteses; segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada.

A presidente da Funad, Simone Jordão, lembrou a importância destes eventos  no apoio à construção de políticas públicas voltadas para o segmento de pessoas com deficiência na Paraíba. “Os fóruns são uma preparação para Conferência Estadual e a Nacional, que acontecem este ano. Estamos no momento de participar deste diálogo entre sociedade civil e o Governo para discutir propostas que possam ser efetivadas”, ressaltou.

Outros seis fóruns estão marcados para este ano em João Pessoa, Patos, Monteiro, Sousa, Campina Grande e Picuí. O Fórum Estadual está marcado para o dia 31 de agosto.

A organização do evento contou com membros da Comissão Estadual formada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Funad e Secretaria de Esporte Juventude e Lazer, além de representantes da sociedade civil, do Ministério Público e da OAB. O Fórum teve o apoio da Prefeitura Municipal de Guarabira e da segunda Gerência Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh).