Fale Conosco

2 de março de 2012

Governo e sociedade civil debatem direito das pessoas com deficiência



direito da pessoa deficiente foto severino pereira secom pb (1)

Fotos: Severino Pereira/Secom-PB

“Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência” foi o tema do I Fórum Regional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, realizado nesta sexta-feira (2), no Caic de Guarabira. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (Funad), reuniu aproximadamente150 pessoas entre sociedade civil e representantes do Governo do Estado e Prefeitura.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apontar algumas necessidades das pessoas com deficiência,  a exemplo da acessibilidade. As discussões foram pautadas em quatro eixos temáticos: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órtese e próteses; segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada.

A presidente da Funad, Simone Jordão, lembrou a importância destes eventos  no apoio à construção de políticas públicas voltadas para o segmento de pessoas com deficiência na Paraíba. “Os fóruns são uma preparação para Conferência Estadual e a Nacional, que acontecem este ano. Estamos no momento de participar deste diálogo entre sociedade civil e o Governo para discutir propostas que possam ser efetivadas”, ressaltou.
direito da pessoa deficiente foto severino pereira secom pb (2)
Outros seis fóruns estão marcados para este ano em João Pessoa, Patos, Monteiro, Sousa, Campina Grande e Picuí. O Fórum Estadual está marcado para o dia 31 de agosto.

A organização do evento contou com membros da Comissão Estadual formada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Funad e Secretaria de Esporte Juventude e Lazer, além de representantes da sociedade civil, do Ministério Público e da OAB. O Fórum teve o apoio da Prefeitura Municipal de Guarabira e da segunda Gerência Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh).