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21 de setembro de 2011

Governo e SEDH são destaque no ranking nacional do Twitter



A Internet no Brasil tem 56 milhões de usuários, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE. Diante deste fato, o Governo do Estado tem utilizado as redes sociais como canal para potencializar as ações realizadas nas diversas secretarias que compõem a administração pública estadual. Um exemplo positivo é o Twitter do Governo do Estado, @govparaiba, que ocupa o 3º lugar no ranking nacional dos governos estaduais.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), também ocupa lugar de destaque, com a 3ª colocação no ranking nacional do Twitter, em relação às secretarias estaduais da pasta social. A @sedhgovpb, como é cadastrada na rede social, tem hoje 1.045 usuários e realizou, do dia 13 de janeiro até o início do mês de setembro, 3.910 mensagens com informações oficiais da SEDH, além das ações desenvolvidas pela Direção do Governo Eletrônico da Paraíba. A SEDH perde, apenas, para a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, @Social_SP e a Nacional, @DHumanosBrasil.

“O uso da rede em suas diversas possibilidades nos garante um contato mais ágil e direto com usuários, ONGs, instituições, entre outras. É uma grande ferramenta para potencializar as ações que executamos”, disse a secretária de Desenvolvimento Humano de Estado, Aparecida Ramos.

Redes Sociais – O material divulgado nas redes sociais da SEDH é extraído da produção jornalística da Assessoria de Imprensa da Secretaria, exceto durante as coberturas onlines de eventos, em que o passo a passo é divulgado nas redes sociais com fotos e informações do acontecimento. Além do Twitter, a SEDH também está representada no Facebook e no Orkut.

“A experiência vivenciada nas redes sociais, pelo perfil de uma secretaria de Estado, vai além da interação com a sociedade; é uma grande prestação de serviço, um novo dispositivo de comunicação e de coletividade da informação”, disse a mídia social da SEDH, Rafaela Ismael.

Abrace Paraíba – Um exemplo da influência decisiva das redes sociais aconteceu com a campanha de solidariedade em prol dos desabrigados das chuvas na Paraíba, que começou noTwitter, encabeçada pela SEDH. A ação ganhou adesão de instituições privadas e públicas, organizações não governamentais e da sociedade em geral, transformando-se no “Abrace Paraíba”, do movimento Ajuda Paraíba, do Governo do Estado. Os números atingiram 100 toneladas de alimentos, que foram distribuídos entre famílias de 47 cidades atingidas. Também foram arrecadadas 52.399 peças de roupas, 9.650 cobertores, 3.595 pares de sapato, 457 colchões e 3.130 toalhas.