Fale Conosco

6 de maio de 2009

Governo e Sebrae promovem seminário sobre artesanato



O Governo do Estado e o Sebrae Paraíba promovem nos dias 8, 22 e 29 deste mês o Seminário Regional de Artesanato reunindo integrantes do Programa de Artesanato Paraibano de todas as regiões do Estado.

No dia 8, o evento será aberto às 8h30 no auditório máster do Sebrae, no Bairro dos Estados, com a participação de cerca de 300 artesãos residentes no Litoral e na Zona da Mata. Já no dia 22, o evento acontece na cidade de Campina Grande, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel, também a partir das 8h30, com as presenças de 600 artesãos das regiões do Brejo, Curimataú, Cariri e Agreste. O seminário também será realizado em Patos, no dia 29, com cerca de 200 artesãos do Sertão paraibano.

Nos três momentos, o Programa de Artesanato Paraibano e o Sebrae irão promover a palestra “Mercado Justo”, sobre o tema comercialização, ministrada pelo consultor Júlio Ledo de Melo, do Artesanato Solidário e do projeto Jovem Artesão e Pró-Criança de Pernambuco. O objetivo da palestra é mostrar ao artesão a importância de aplicar o preço justo nos seus produtos, para que não se tornem exorbitantes, bem como também não ficarem muito abaixo do mercado. 

Aos artesãos, em todas as cidades, também será oferecida a palestra “Motivacional”, ministrada pelo consultor do Sebrae Paraiba, Valdorilio Soares, onde ele passará a importância de se superar crises, acreditar nos projetos de vida e nunca desistir dos sonhos.Os artesãos vindos de toda a Paraíba serão recepcionados com um café-da-manhã e também com uma atração cultural.

O Programa de Artesanato Paraibano, que tem como coordenadora de honra a arquiteta Sandra Moura e como coordenadora executiva, a professora Marielza Rodriguez Targino de Araújo, após a realização do Seminário Regional vai promover o lançamento do 10º Salão de Artesanato da Paraíba no dia 28 deste mês em Cajazeiras, no sertão paraibano. A escolha da cidade se dá porque o 10º Salão irá homenagear o grupo Loiça, formado por artesãs cajazeirenses que desenvolvem interessante artesanato com o barro, oferecendo ao mercado peças de alta qualidade e design inovador como é o caso da cerâmica bordada.

O lançamento do Salão será durante a abertura da exposição de Cerâmica com produtos do grupo Loiça, a ser realizada na sede do Banco do Brasil, em Cajazeiras.