Fale Conosco

6 de fevereiro de 2013

Governo e rede de hotéis firmam acordo social que beneficia jovens em medida socioeducativa



O Governo do Estado, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac-PB, firmou acordo social com a rede de Hotéis Village, filiais de João Pessoa, que apresentou propostas de cursos profissionalizantes e de treinamento para contribuir com a ressocialização dos jovens das unidades do órgão e seus familiares. Também serão feitas doações periódicas de lençóis, fronhas, toalhas e televisores.

A iniciativa do acordo social partiu da empresa que, em janeiro, visitou o Centro Educacional do Jovem (CEJ). “Firmamos a parceria porque a proposta do acordo social vai ao encontro do compromisso do Village. Nós acreditamos que esses jovens devem ter outra chance. É uma semente que vai render frutos num programa mais complexo”, declarou o empresário da rede hoteleira, José Leonardo Couto.

Em relação à doação de lençóis, fronhas, toalhas e televisores, Leonardo Couto disse que a ação faz parte do programa de responsabilidade socioambiental da empresa. “Todo material que ainda está em bom estado, mas que não faz mais parte do padrão da empresa, nós encaminhamos para o CEJ, depois de conhecer a instituição e saber do comprometimento dela na ressocialização de adolescentes”, comentou.

A presidente da Fundac-PB, Cassandra Figueiredo, afirmou que esta é mais uma parceria que contribui para o fortalecimento do sistema socioeducativo da Paraíba. “Tivemos a satisfação de conhecer o Programa de Responsabilidade Social desenvolvido pela Empresa Village e, mais ainda, de estarmos juntos, empresa e poder público, dando as mãos para o fortalecimento e promoção do bem comum”, enfatizou.

Acordo Social – Por meio do “Acordo Social”, a Fundac-PB já firmou parcerias com o Sindicato dos Fabricantes de Placas de Veículos Automotores da Paraíba (Sindiplave-PB), Fundação Espaço Cultural (Funesc), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Associação de Supermercados da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba e, agora, Hotéis Village.

“O Acordo Social tem como foco a humanização e criação de oportunidades para que o adolescente e jovem tenham condições de transformação de postura e de vida. Mais que uma parceria, firmamos um acordo que contribui com mudanças sociais”, afirmou a presidente da Fundac-PB, Cassandra Figueiredo.

O Plano “Acordo Social” é um projeto do Governo do Estado da Paraíba, lançado em 2011 pela Fundac-PB, que tem o objetivo de articular atividades para ressocialização de jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação, semiliberdade e internação provisória.

Pelo acordo, efetivam-se parcerias para desenvolver novas oportunidades educacionais, profissionais, culturais e econômicas para os adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e todos os que vivem em situação de vulnerabilidade social. O projeto caracteriza-se pela articulação de acordos, convênios, projetos e todas as possibilidades de ações e atividades que tenham a finalidade de unir sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e governos locais, nacionais e internacionais no projeto de ressocialização de adolescentes e jovens.