João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Prefeitura realizam caminhada com grupos de terceira idade

sábado, 1 de outubro de 2011 - 11:51 - Fotos:  Severino Pereira

Uma caminhada do Busto de Tamandaré até o Hotel Tambaú, em João Pessoa, marcou o Dia Internacional do Idoso neste sábado (1). A ação foi promovida conjuntamente pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e Prefeitura da Capital. No final do percurso foi servido um café da manhã para cerca de 2 mil pessoas.

A coordenadora estadual da política do Idoso da SEDH, Gabrielle Vasconcelos, destacou que o evento é uma maneira festiva de saudar as pessoas que têm idade de 60 anos ou mais. “Estamos resgatando os grupos da terceira idade, oferecendo atividades variadas e também palestras sobre os direitos da pessoa idosa. Paralelo a isso, o Governo do Estado, em parceria com o Ministério Público, vai concluir um censo sobre os idosos que vivem em instituições. Visitamos mais de 30 instituições de longa permanência no Estado (Ilpis) para ver a situação destes espaços e fazer o levantamento”, informou.

Caminhada – Os idosos que participaram da comemoração lembraram da importância de se festejar a data. “É muito bom comemorar esta data com uma caminhada porque é uma oportunidade também para que as pessoas lembrem que precisam respeitar os idosos e realizar cada vez mais atividades para nós”, disse uma das integrantes do grupo de idosos do Alto do Matheus, Bernadete Nascimento.

Para Telma Neri de Meirelles, do grupo de idosos da Assembleia Legislativa, o evento propicia um momento de reencontro. “É sempre bom participar de atividades como esta que reúnem vários grupos de idosos, e é um momento de descontração e reencontro com os amigos que frequentam outros grupos”, afirmou.

Também estiveram presentes grupos de idosos do Centro Social Urbano de Mandacaru, do Centro de Atividades e Lazer do Aposentado e Pensionista Padre Juarez Benício (Cejub), do Centro de Convivência do Idoso (CCI), entre outros.

Atividades da Semana do Idoso – Durante a semana que passou o Governo do Estado ofereceu uma programação diversificada, mobilizando os idosos com atividades de lazer, e gestores municipais com palestras de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa.

Em Catolé do Rocha, a capacitação foi sobre a importância e o funcionamento dos Conselhos Municipais dos Idosos. Participaram representantes dos municípios de Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Serrinha, Coronel Maia, Bom Sucesso, São Bento, Mato Grosso e Brejo dos Santos. Em Cajazeiras, houve palestra sobre “O Estatuto do Idoso e seu impacto na sociedade”.