João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Prefeitura promovem Semana do Bebê com foco no parto natural

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 - 18:10 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Hospital Regional Senador Ruy Carneiro, de Pombal, e com a Secretaria de Saúde daquele município, iniciou nesta terça-feira (24) a III Semana do Bebê com o tema Parto Natural: minha escolha de nascer!, com palestras sobre a gestante e a importância do parto natural, em seis das 12 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade e ainda com divulgação nas rádios locais. A programação segue até sexta-feira (27) com mesa-redonda; assinaturas de projetos de lei, referentes ao tema; círculo de vivência e marcha dos bebês.

“O evento tem como objetivo principal a sensibilização, não apenas das gestantes, como também dos profissionais de saúde, buscando, desta forma, mudar este modelo cesarista. Temos que somar esforços para consolidar o parto natural e humanizado”, disse a secretária de Saúde de Pombal, Rosilene Freitas.

“O Hospital Regional de Pombal abraça a causa do parto natural e humanizado por entender que é mais saudável para a mulher e para o bebê”, observou a diretora do Hospital, Kevia Werton.

De acordo com a programação, nesta quarta-feira (25) pela manhã,  no auditório do Centro de Educação, houve palestra sobre Parto Humanizado Baseado em Evidências, com a médica ginecologista obstetra e professora universitária Melânia Amorim, para profissionais de saúde e população em geral.

Em seguida, a prefeita Pollyanna Dutra assinou dois projetos de lei: um que torna a Semana do Bebê  um evento oficial e o segundo que cria a comissão de investigação de mortalidade maternoinfantil. Ainda houve a assinatura de protocolo de pactuação entre o município e o Hospital Regional para a redução dos partos cesarianos.

“Por meio desse Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), nos comprometemos em reduzir, de forma segura, o índice de partos cesarianos, de cerca de 80%, registrado em 2014, para 60%, em 2015 e 40% em 2016”, afirmou a diretora do Hospital, Kevia Werton, que complementou: “É essencial que todos compreendam que hospital e profissionais de saúde têm como dever zelar pela segurança dos pacientes e pelo melhor atendimento”, concluiu.

Programação - Nesta quinta-feira (26), serão realizadas mais palestras nas outras seis Unidades de Saúde da Família de Pombal. Na sexta-feira (27), às 8h, no Centro Pastoral, terá um círculo de vivência com gestantes. A facilitadora será a fisioterapeuta Neiruska Mariz Meira. Às 14h, a mesma profissional comandará a mesa-redonda, no Hospital Regional, para os profissionais de saúde da cidade, sobre humanização do parto hospitalar.

O encerramento da III Semana do Bebê será às 16h, com a marcha dos bebês. Serão realizadas atividades lúdicas, exercícios físicos, alongamento e recreação e, a seguir, acontece a marcha das mães com os bebês nos slings (suporte para carregar o bebê no torax, deixando as mãos livres). Estão sendo convidadas todas as mães com bebês da cidade. A marcha será da sede da Prefeitura ao centro histórico de Pombal.