Fale Conosco

31 de julho de 2015

Governo e Prefeitura inauguram Feira Agroecológica em São Sebastião da Lagoa de Roça 



sedap emater feira agroecologica sao sebastiao da lagoa de roca 1 270x191 - Governo e Prefeitura inauguram Feira Agroecológica em São Sebastião da Lagoa de Roça Os agricultores familiares do município de São Sebastião da Lagoa de Roça, que trabalham com produtos agroecológicos, ganharam um espaço para comercializar sua produção agrícola, com a inauguração da Feira Agroecológica do Produtor, na manhã desta sexta-feira (31), na Praça de Cristo. São 16 barracas padronizadas com 21 participantes que são assessorados pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Interpa/Emepa/Emater, vinculada à Sedap.

Na Feira Agroecológica do Produtor de São Sebastião de Lagoa de Roça, instalada a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da GU, e da Prefeitura Municipal, os consumidores encontram mais de 30 itens de produtos agrícolas vindos diretamente do campo e comercializados pelos próprios agricultores. Outros produtores estão sendo selecionados para integrar a Feira, que funcionará toda sexta-feira, a partir das 6h.

sedap emater feira agroecologica sao sebastiao da lagoa de roca 2 270x191 - Governo e Prefeitura inauguram Feira Agroecológica em São Sebastião da Lagoa de Roça Já são mais de 30 feiras dos produtores instaladas pela Emater em todo o Estado, das quais três na região da Areia, onde os agricultores poderão comercializar seus produtos sem a presença dos atravessadores. Na semana passada, foi instalada a feira no município de Serraria. Segundo o coordenador das Feiras, Severino Henrique de Lima, esta feira de Lagoa de Roça é totalmente agroecológica, pois toda a produção agrícola do município assistida pela Emater e outros parceiros tem o selo do Ministério do Desenvolvimento Agrário atestando a qualidade dos produtos trabalhados por 95 agricultores familiares.

A agricultora Silvania da Silva, do Sítio Geraldo, disse que estava animada com a abertura da feira porque passou a ter um lugar onde comercializar sua produção, pois antes era apenas consumida pela família porque não tinha a quem vender. No mais, era obrigada a repassar aos atravessadores que vendiam em feiras livres ou na central de comercialização da Empasa. “A expectativa de crescimento da feira é muito boa, até porque trabalhamos com produtos sem a presença de produtos tóxicos”, comentou.

sedap emater feira agroecologica sao sebastiao da lagoa de roca 4 270x191 - Governo e Prefeitura inauguram Feira Agroecológica em São Sebastião da Lagoa de Roça O secretário da Agricultura do município, Adelson Antônio de Sousa, que também é agricultor, destacou a parceria com a Emater e lembrou que a feira tem uma função social muito grande para as famílias agricultoras do município. “Estes passaram a ter a certeza de uma renda semanal, além de garantia de que a população terá acesso a produtos de excelente qualidade”, comentou.

A prefeita Maria do Socorro Cardoso reafirmou que os resultados da parceria com a Emater vêm dando bons resultados e disse que tinha certeza que vai continuar sendo muito boa porque está voltada a levar benefícios aos agricultores. Também destacou o trabalho que os extensionistas Cícero Pereira, Josué Vitorino da Silva e Paulo Francinete Pereira realizam no assessoramento aos agricultores familiares no município.

sedap emater feira agroecologica sao sebastiao da lagoa de roca 5 270x191 - Governo e Prefeitura inauguram Feira Agroecológica em São Sebastião da Lagoa de Roça O coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins, que estava presente ao evento, destacou o esforço de todos para que a assistência técnica chegue aos agricultores e lembrou que a feira do município é a terceira inaugurada na região sob sua coordenação. Também esteve presente ao evento, o coordenador de operações da Emater, Alexandre Alfredo, que ressaltou a qualidade dos produtos.