João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Prefeitura inauguram Feira Agroecológica em São Sebastião da Lagoa de Roça 

sexta-feira, 31 de julho de 2015 - 17:18 - Fotos: 

Os agricultores familiares do município de São Sebastião da Lagoa de Roça, que trabalham com produtos agroecológicos, ganharam um espaço para comercializar sua produção agrícola, com a inauguração da Feira Agroecológica do Produtor, na manhã desta sexta-feira (31), na Praça de Cristo. São 16 barracas padronizadas com 21 participantes que são assessorados pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Interpa/Emepa/Emater, vinculada à Sedap.

Na Feira Agroecológica do Produtor de São Sebastião de Lagoa de Roça, instalada a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da GU, e da Prefeitura Municipal, os consumidores encontram mais de 30 itens de produtos agrícolas vindos diretamente do campo e comercializados pelos próprios agricultores. Outros produtores estão sendo selecionados para integrar a Feira, que funcionará toda sexta-feira, a partir das 6h.

Já são mais de 30 feiras dos produtores instaladas pela Emater em todo o Estado, das quais três na região da Areia, onde os agricultores poderão comercializar seus produtos sem a presença dos atravessadores. Na semana passada, foi instalada a feira no município de Serraria. Segundo o coordenador das Feiras, Severino Henrique de Lima, esta feira de Lagoa de Roça é totalmente agroecológica, pois toda a produção agrícola do município assistida pela Emater e outros parceiros tem o selo do Ministério do Desenvolvimento Agrário atestando a qualidade dos produtos trabalhados por 95 agricultores familiares.

A agricultora Silvania da Silva, do Sítio Geraldo, disse que estava animada com a abertura da feira porque passou a ter um lugar onde comercializar sua produção, pois antes era apenas consumida pela família porque não tinha a quem vender. No mais, era obrigada a repassar aos atravessadores que vendiam em feiras livres ou na central de comercialização da Empasa. “A expectativa de crescimento da feira é muito boa, até porque trabalhamos com produtos sem a presença de produtos tóxicos”, comentou.

O secretário da Agricultura do município, Adelson Antônio de Sousa, que também é agricultor, destacou a parceria com a Emater e lembrou que a feira tem uma função social muito grande para as famílias agricultoras do município. “Estes passaram a ter a certeza de uma renda semanal, além de garantia de que a população terá acesso a produtos de excelente qualidade”, comentou.

A prefeita Maria do Socorro Cardoso reafirmou que os resultados da parceria com a Emater vêm dando bons resultados e disse que tinha certeza que vai continuar sendo muito boa porque está voltada a levar benefícios aos agricultores. Também destacou o trabalho que os extensionistas Cícero Pereira, Josué Vitorino da Silva e Paulo Francinete Pereira realizam no assessoramento aos agricultores familiares no município.

O coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins, que estava presente ao evento, destacou o esforço de todos para que a assistência técnica chegue aos agricultores e lembrou que a feira do município é a terceira inaugurada na região sob sua coordenação. Também esteve presente ao evento, o coordenador de operações da Emater, Alexandre Alfredo, que ressaltou a qualidade dos produtos.