João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e prefeitura inauguram Centro de Diagnóstico em Pombal

domingo, 6 de maio de 2012 - 16:34 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Foto: Francisco França/Secom-PB

Uma população de 70 mil pessoas das cidades de Pombal, São Domingos, Lagoa, Paulista, São Bentinho, Cajazeirinhas, Condado e Vista Serrana passa a ter acesso ao primeiro serviço especializado público de cardiologia do Sertão paraibano. Na tarde deste sábado (5), o governador Ricardo Coutinho e a prefeita de Pombal, Poliana Feitosa, inauguraram o Centro Cardiológico Diagnóstico por Imagem José Ademir de Sousa Queiroga, que funciona na policlínica municipal.

O Governo do Estado investiu, através do Pacto pelo Desenvolvimento Social, R$ 170 mil para que a prefeitura de Pombal instalasse o Centro de Diagnóstico e cumprisse a contrapartida solidária como o aumento de procedimentos de saúde e a melhoria de indicadores de saúde.  O município cumpriu e esse centro está entre as primeiras obras do Pacto Social entregue à população dos municípios.

“O centro é fruto do Pacto pelo Desenvolvimento Social em que Pombal chamou para si a responsabilidade de oferecer especialidades e serviços de média complexidade, o que não é comum entre os municípios mesmo sendo de suas responsabilidades. Pombal é um exemplo em termos de organização da rede de saúde, oferecendo serviços de atenção básica, média, especialidades e futuramente também a alta complexidade com a inauguração do Hospital Distrital”, destacou o governador.

Ricardo frisou que, com o Pacto pelo Desenvolvimento Social, o Estado incentiva esse tipo de postura e continuará apoiando também a organização de uma rede de saúde que priorize a população. “Esse serviço na área de cardiologia você só vê em João Pessoa, mesmo assim, como serviços do SUS na rede privada. Mas nenhum município tem um serviço gratuito como esse com modernos equipamentos e excelente equipe médica”, completou.

Foto:Francisco França/Secom-PB

Serviços – O centro contará com ultrassom ecográfico, eletrocardiograma, desfibrilador, teste ergométrico, monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa) e holter. Também haverá acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos e exames preventivos. Serão realizados mensalmente mais de 1,2 mil atendimentos ambulatoriais, consultas especializadas, exames e diagnósticos na área de cardiologia.

A prefeita Poliana Feitosa destacou que o centro não servirá apenas para a cidade de Pombal, mas para uma região que compreende oito municípios que não eram assistidos por serviços cardiológicos. Segundo ela, nenhum outro município paraibano possui um serviço público como este.

“Um amplo diagnóstico realizado no município demonstrou que 30% das mortes são ocasionadas por problemas cardíacos, o que nos levou a solicitar apoio do Governo do Estado para comprar o aparelho de eletrocardiograma em 4D e multifuncional e investir na implantação deste centro como o Mapa Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), aparelho colocado no braço do paciente e que monitora a pressão por 48 horas”, explicou a prefeita.

Poliana ressaltou a importância do Pacto pelo Desenvolvimento Social na organização da rede de saúde nos municípios e que o maior beneficiado deste processo será o povo.  “O governador poderia repetir a prática de reunir os prefeitos aliados em seu gabinete e distribuir recursos de obras de acordo com suas conveniências. Mas Ricardo faz diferente, abre edital e resolveu apoiar financeiramente os prefeitos a resolver os problemas da saúde e educação, ao mesmo tempo em que cobra metas dos municípios focados na melhoria dos serviços essenciais”, avaliou.

Foto: Francisco França/Secom-PB

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, disse que esse centro cardiológico é um exemplo de que os prefeitos entenderam a proposta do Pacto pelo Desenvolvimento Social e de que novas parcerias poderão surgir. “São mais de duas mil pessoas diagnosticadas com cardiopatias na região que buscavam atendimento em João Pessoa e Campina Grande e agora poderão ter um atendimento de média complexidade na região do Sertão”.

“O governo vem conseguindo atingir seu objetivo de estruturar os serviços de saúde e avançar nos indicadores sociais. Temos ainda que avançar nessa relação direta com os municípios com abertura de especialidades médicas que aproximem os serviços de qualidade da população paraibana”, destacou Waldson.

O Centro Cardiológico Médico Hospitalar Avelino Elias e Queiroga fica localizado na Rua Coronel João Leite, no centro de Pombal. O telefone para contato e 3431-2609.