João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Prefeitura de Frei Martinho vão construir barragens subterrâneas

segunda-feira, 2 de março de 2015 - 17:09 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Emater-PB, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa e vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e a Prefeitura Frei Martinho estão atuando em parceria visando à construção de barragens subterrâneas. A região é carente de recursos hídricos e constante falta de pastagem para os rebanhos.

Na sexta-feira (27), aconteceu palestra sobre o projeto com a participação de 50 agricultores familiares. Ficou acertado que o Programa de Construção de Barragens Subterrâneas no município será executado pela Unidade Operativa da Emater-PB, em Frei Martinho, com o acompanhamento da coordenação regional e apoio da Prefeitura Municipal. Inicialmente, serão três unidades demonstrativas construídas, mas a tendência é atender a demanda que passar a existir.

Durante o encontro, o extensionista Pedro Gomes de Oliveira falou sobre a importância da barragem subterrânea como instrumento de convivência com a estiagem, capaz de minorar a escassez de água na propriedade, como também para garantir suporte à produção agropecuária.

Estiveram presentes ao evento, também, o prefeito Aguifaildo Lira Dantas, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, da secretária da Agricultura municipal, Isabele Cristina.

Segundo o coordenador regional da Emater em Picuí, Fernando Guedes, a construção de barragens vai permitir criar condições para a produção de ração para os rebanhos, sobretudo em período de longas estiagens, com o uso de irrigação, além de possibilitar o cultivo de hortaliças e outras culturas.