João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e prefeitura de CG se unem em prol do Teatro Severino Cabral

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 10:40 - Fotos: 

A cidade de Campina Grande viveu momento único na noite desta quarta-feira (16), com a assinatura de termo de convênio para reforma do Teatro Severino Cabral, na ordem de 712.000,00, entre o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação, e a prefeitura, com interveniência da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município. A solenidade contou, ainda, com o concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba e show do músico pernambucano, radicado em São Paulo, Antônio Nóbrega.

Como testemunha dos presentes, o governador José Targino Maranhão; o prefeito Veneziano Vital do Rego; o secretário de Estado de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio e o secretário de Educação, Esporte e Cultura da cidade, Flávio Romero, assinaram o Termo de Convênio, nº 0276-/2009, que visa à execução de obras de reforma do Teatro Municipal Severino Cabral.

Para o governador José Targino Maranhão, a assinatura deste convênio é um compromisso do governo com Campina e com a arte. “A última restauração do teatro aconteceu durante o governo Burity e agora vamos realizar em parceria com Campina, que há muito tempo não assistia o Governo do Estado e a prefeitura se unirem para juntos trazerem benéficos para a cidade”. 

Já em relação à Orquestra Sinfônica da Paraíba, o governador ressaltou que a Sinfônica vive uma nova fase. “Estamos melhorando as condições da Orquestra e tenho certeza que ela vai ter o brilho que sempre teve e, sobretudo uma posição de muito respeito no âmbito nacional, principalmente pela qualidade dos seus músicos”.

Já o prefeito Veneziano Vital do Rego disse que a participação do Governo do Estado foi fundamental e a presença da OSPB traz um brilho ainda maior na edição do Natal de 2009. “Por essas razões meu agradecimento ao governador em razão de sentir e absorver o propósito do Natal dos Sonhos, que é exatamente o de encantar a população de Campina, nesta noite, com a assinatura do convênio e a participação direta do governador na reestruturação do nosso teatro”.

O secretário de Estado de Educação, Sales Gaudêncio disse que a assinatura deste convênio significa um compromisso do governo com a interiorização da cultura. “A cidade de Campina não poderia ficar privada do seu teatro, então o governador determinou que a secretaria fizesse esse convênio com intuito de reabrir o teatro com a parceria da prefeitura de Campina Grande”.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Flávio Romero, o Teatro Severino Cabral não passava por uma reforma há mais de 22 anos. “Até o ano passado não era possível isso acontecer e agora Campina é contemplada. Desde que assumiu o governo, Maranhão tem sido um parceiro de Campina, não somente na área de educação e esporte como também na cultura. Ele traz para Campina um grande presente de Natal, a reforma do teatro, o nosso maior templo cultural“.

Concerto

O concerto da Orquestra Sinfônica aconteceu tão logo à assinatura do Termo de Convênio e teve a regência do maestro Marcos Arakaki, que não escondeu a alegria da OSPB participar deste ato. ”A reforma do teatro nos alegra como artista, pois podemos diversificar a cultura, através de diversos grupos. Estar em Campina é muito bom, fiquei feliz em fazer esse concerto. É muito importante difundir a música clássica, que é um trabalho sério e conta com o apoio do Governo do Estado”, disse.

O concerto contou ainda com a participação da cantora e vice-presidente da Fundação Espaço Cultural, Ana Gouveia, além do Coro Sinfônico da OSPB que tem a regência do maestro Tom K e o Coro Em Canto da UFCG tendo a frente o maestro Wladimir Silva.

Mônica Nóbrega, da Secom, com fotos de Evandro Pereira