Fale Conosco

5 de maio de 2009

Governo e Petrobras preparam seminário sobre oleaginosas



O Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Planejamento e Gestão e numa parceria com a Petrobras, realizará em breve um seminário sobre a plantação de oleaginosas com vistas ao Programa Biodiesel. A informação foi repassada nesta terça-feira (5) pelo secretário do Planejamento, Ademir Alves de Melo.

“Já estamos nos preparando para uma programação de um seminário organizado com participação da Petrobras, Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio, Embrapa e outras instituições representantes das organizações de plantadores, tudo sob a coordenação da Secretaria do Planejamento”, atesta o secretário.

O objetivo, segundo ele, é a motivação do plantio das oleaginosas, em particular da mamona e posteriormente a implantação de uma usina de biodiesel no Estado. “Vamos ver o que podemos fazer para o plantio de oleaginosas que nos permita a instalação na Paraíba de uma usina de biodiesel. Isso é um compromisso do presidente Lula ao governador José Maranhão”, lembra.

Ademir Alves acredita que a usina e a plantação de oleaginosas devem incrementar os postos de trabalho e a agricultura familiar na Paraíba. “Será a oportunidade de geração de emprego e renda e uma forma também de contribuir para a gradativa participação de combustíveis naturais renováveis, face ao inevitável desaparecimento dos hidrocarbonetos”, diz.