Fale Conosco

5 de outubro de 2016

Governo e MPF discutem políticas públicas para quilombolas



A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e o procurador dos Direitos do Cidadão, José Godoy, do Ministério Público Federal, participam nesta quinta-feira (6) da reunião de trabalho com Comunidades Quilombolas da Paraíba. O encontro é realizado pelo MPF em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semdh, e comunidades quilombolas.

 Mais de 70 lideranças ligadas à Associação de Apoio aos Assentamentos e a Comunidades Afrodescendentes (Aacade) e da Coordenação Estadual das Comunidades Negras e Quilombolas da Paraíba (Cecneq) se reúnem para discutir sobre políticas públicas para quilombolas.

O evento prossegue até sexta (7), no Centro Padre Juarez Benício, em Gramame.  O objetivo é avaliar as políticas já existentes e dialogar sobre a continuidade de ações na atual gestão. Entre os temas discutidos estão questões vinculadas aos processos fundiários das comunidades remanescentes de quilombos e a implantação de projetos produtivos em favor das comunidades.

Outra temática abordada será a educação étnico-racial e identidade quilombola. O encontro terá a participação de gestores de vários órgãos da administração estadual e federal, a exemplo da Cehap, Sudema, Cooperar, Incra e Caixa.

Segundo Gilberta Soares, o diálogo entre a sociedade civil e os gestores é importante para que seja possível fazer uma análise das políticas e da conjuntura atual. “Nós vamos apresentar e tratar dos aspectos relacionados às diretrizes para a educação étnico-racial e outras questões vinculadas à identidade. Será uma grande oportunidade de dialogarmos com os representantes das comunidades”, disse.