Fale Conosco

24 de maio de 2013

Governo e Ministério Público do Trabalho se unem no combate ao tráfico de pessoas



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), participou nesta quinta-feira (23), em Brasília, com a Procuradoria do Trabalho da Paraíba e o Itamaraty de uma reunião para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

A discussão é para implantar um núcleo de atendimento a pessoas vítimas de tráfico internacional de seres humanos. A reunião foi realizada entre o procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas Araruna, a ministra Luísa Lopes, do Itamaraty, e o gerente de apoio a programas governamentais da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Luiz Lianza.

Segundo a ministra, todos os Estados da federação estão tomando atitudes semelhantes. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba articulou a reunião com o Itamaraty e todas as estratégias estão sendo traçadas para a implantação do Núcleo.

A Secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, disse que o Governo do Estado está empenhado em coibir este tipo de crime. “Não podemos deixar que o tráfico de pessoas continue acontecendo. Estamos juntos com o Ministério do Trabalho e o Governo Federal para adotarmos todas as medidas possíveis para enfrentar o problema”, frisou.

O promotor Eduardo Varandas acrescentou que o Estado tem vítimas do tráfico de pessoas. “Já sabemos que a Paraíba está na rota do tráfico internacional de pessoas, haja vista o caso das travestis para Milão, bem como outros que estão sob sigilo investigatório. Todavia, sem a assistência à vítima e posturas preventivas não teremos como resolver o grave problema”, pontuou Varandas.