Fale Conosco

10 de junho de 2015

Governo e MDA discutem plano de produção de sementes para agricultor familiar



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) começou a discutir o Programa Estadual de Produção de Sementes Criola para atender à demanda da agricultura familiar. Na manhã desta quarta-feira (10), na sede do Interpa, aconteceu reunião para elaboração do plano.

O MDA deve firmar parceria com o Governo do Estado visando garantir mudas e sementes para atender às necessidades da agricultura familiar. A proposta é a oferta de sementes de feijão comum criolo, macassar, milho, fava, arroz vermelho, batatinha e mudas de árvores. Cada família atendida deverá ter seu próprio estoque de sementes para o plantio.

O Governo do Estado, na parceria com o MDA, cria um espaço de articulação para fortalecer a cooperação entre os diversos setores na disponibilização de sementes e mudas. O outro objetivo é aumentar a participação dos agricultores familiares na produção desses bens.

A distribuição de sementes e mudas fortalece a capacidade de produção da agricultura familiar, seguindo calendário agrícola anual ou em virtude de perdas de safra. Esse processo mobiliza ações que vão desde a seleção e melhoramento de variedades até a multiplicação das sementes e seleção das famílias que serão beneficiadas. As discussões visam, também, ampliar a produção de grãos para a segurança alimentar e nutricional e o incremento de renda das famílias beneficiadas.