João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Liga pela Paz realizam encontros de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade

quinta-feira, 23 de abril de 2015 - 17:03 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Liga pela Paz, está realizando, em todo o Estado, encontros de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade. Ao todo estão envolvidas 622 escolas da rede estadual de ensino de 187 municípios paraibanos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.

Para o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, a aproximação da família com as escolas é muito importante. “A escola sistematiza e complementa o processo educacional iniciado na família, que é a grande educadora”, destacou.

Aparecida Uchoa, gerente executiva do Ensino Médio, compartilhou a aprovação dos professores sobre o fortalecimento dos laços entre escola, família e comunidade.  “É uma oportunidade inédita de fortalecer vínculos entre a comunidade escolar e gerar uma rede de apoio comunitário, que visa, também, atender à demanda do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência nas Escolas, que é uma ação do Programa de Governo Paraíba Faz Educação”, comentou.

Nos encontros não são discutidos assuntos relacionados à rotina da escola, mas temas que remetem à reflexão sobre o diálogo, autoestima e perdão, que são trabalhados com os pais dos alunos. Muitos relatam que já estão sentindo o impacto positivo ao descobrir que desses encontros podem surgir a harmonia no lar e na comunidade. “Quando fui ao banheiro tomar banho, o meu filho pequeno me chamou perguntando se podia falar comigo. Antes eu gritaria com ele e mandaria me deixar em paz, mas lembrei do nosso encontro aqui na escola, e agi de uma forma que me surpreendi, perguntando o que tinha acontecido. Ele me disse que queria entrar e ao abrir a porta ele veio ao meu encontro e me abraçou. Eu retribuí com carinho. Foi algo simples, mas uma vitória na minha vida!”, comentou uma mãe de aluno durante encontro realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Luiza de Oliveira Melo, do município de Sossego, que reuniu cerca de 300 pais de alunos e educadores.

Em João Pessoa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Braz Baracuhy realizou seu primeiro encontro com as famílias no dia 10. Há três anos trabalhando a educação emocional e social das crianças, a educadora Lucimeire Garcia explicou que o encontro com as famílias foi um momento especial pela oportunidade de refletirem sobre seu comportamento e suas atitudes. “Uma das mães deu depoimento questionando a si própria, refletindo sobre as brigas com seu esposo e reconhecendo que não vinha agindo corretamente. Outro pai de aluno disse que não queria faltar a nenhum dos encontros, pois percebia que tinha que mudar bastante sua forma de se relacionar com os outros”, contou Lucimeire.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos, a diretora Maria José Figueiredo citou as mudanças que já começam a surgir, com depoimentos de crianças que comentaram sobre a melhoria no relacionamento com os pais em casa.  “Já nesse primeiro encontro que realizamos percebemos, através de vários relatos de alunos, que há maior abertura para o diálogo em casa. Os pais, que antes não conseguiam, não tinham habilidade para conversar com seus filhos, estão abrindo esse canal que pode trazer muitos avanços para a educação das crianças”, comentou Maria José.

Ela analisa positivamente essa oportunidade de trazer a família para dentro da escola, elemento para o desenvolvimento das habilidades emocionais e da aprendizagem dos alunos. Os pais que atenderam ao convite também participaram de um lanche comunitário. “Foi um sucesso o encontro e aqueles que não vieram estão procurando saber quando será o próximo, que já está agendado para a próxima sexta-feira (24), quando começaremos a trabalhar o conteúdo do DVD Emoções na Família, dentre outros conteúdos relacionados ao tema”, informou a diretora.

Liga pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PSI), deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.