João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e INSS fazem seminário sobre seguridade social, na terça-feira

sexta-feira, 20 de novembro de 2009 - 17:51 - Fotos: 

O Governo do Estado e a Gerência Executiva do INSS realizam na próxima terça-feira (24), no Auditório de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, situado à Avenida Jesus de Nazaré, no Bairro de Jaguaribe, o Seminário Estadual sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social.  No evento, serão escolhidos seis delegados que representarão a Paraíba no seminário nacional, que ocorrerá em Brasília-DF, entre os dias 4 e 6 de dezembro.

O evento nacional servirá para qualificar a atuação brasileira na I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, a ser realizada no período de 22 a 26 de março do próximo ano, também em Brasília.

A Seguridade Social, constitucionalmente, compreende as áreas de saúde, previdência e assistência social. Por isso, na Paraíba, o seminário envolverá as secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Desenvolvimento Humano (SEDH) e a Gerência Executiva do INSS. A organização está a cargo de uma comissão organizadora estadual, que conta com a representação de várias instituições, entidades e movimentos sociais, como representantes da sociedade civil.

O seminário debaterá o tema central do desenvolvimento de sistemas universais de seguridade social subdividindo-o em três blocos temáticos: as razões e oportunidades para a construção dos sistemas universais em seus imperativos democráticos e éticos, os desafios para alcançar a universalização da Seguridade Social, e os caminhos políticos para a construção dos sistemas universais: a definição da agenda política e as estratégias de mobilização. Espera-se a presença de aproximadamente 150 participantes entre representantes governamentais e sociedade civil.

Da Assessoria de Imprensa da SES