João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e iniciativa privada criam comitê de desenvolvimento econômico

quarta-feira, 2 de setembro de 2015 - 18:54 - Fotos:  Walter Rafael

O Governo do Estado, em parceria com instituições e entidades de segmentos do setor produtivo, criou um comitê permanente para projetar e executar ações integradas objetivando o desenvolvimento econômico da Paraíba. A primeira reunião de trabalho aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), na sede da Companhia de Industrialização da Paraíba (Cinep).

De acordo com o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Wilbur Jácome, a meta é unir setores do governo e da iniciativa privada. “Unir essas partes na busca de um plano estratégico de desenvolvimento. É uma maneira do Governo do Estado dialogar com os setores da economia para discutir não só a crise, mas como nós podemos ter um plano de desenvolvimento econômico que interaja na busca de um direcionamento para promover a indústria, promover o comércio e a gente começar a criar um ambiente de negócio na Paraíba, com mais flexibilidade, deixando empresas mais competitivas”, destacou.

O presidente da Fecomercio Paraíba, Marconi Medeiros, elogiou a iniciativa do Governo avaliando como muita positiva. “Positivo para o bem do Estado da Paraíba. No momento em que a iniciativa privada confia no Governo do Estado, a gente vê uma demonstração de que o Governo também confia na força e no esforço da sua sociedade, na livre iniciativa do nosso Estado”, pontuou, acrescentando que a Fecomercio Paraíba e todas as empresas do setor terciário da economia paraibana estarão prontas a colaborar em busca de soluções para o Estado. O setor do comércio e serviços na Paraíba emprega hoje mais de 100 mil pessoas.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Gadelha, o chamamento do Governo do Estado foi uma iniciativa inteligente. “Nós haveremos de fazer um plano mais próximo do ideal possível. É importante esse convite do governador porque nos sentimos partícipes dessa formatação das políticas públicas e corresponsáveis por elas”, disse.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, ressaltou a importância que as Escolas Técnicas Estaduais terão na formação de mão de obra qualificada em vários setores do mercado. “A Escola Técnica deve formar profissionais articulada com as necessidades de mercado, dos arranjos produtivos e deve ter uma forte interação com a política de desenvolvimento local e de nosso Estado”, observou.

A presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, avalia que a proposta da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico visa ouvir segmentos representativos do meio empresarial e o que se pode construir como intersetorialidade com os segmentos externos. “O Governo é o indutor do desenvolvimento, ele atua na atividade meio, mas essa parceria com o empresariado é essencial para que a gente construa um diálogo permanente e as soluções no tempo real dentro da esfera de Governo”, destacou. O comitê vai elaborar uma política de desenvolvimento para construir um plano a ser apresentado ao governador Ricardo Coutinho e ser executado a curto e médio prazo, adiantou Tatiana.

No entendimento da vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, a elaboração do plano de desenvolvimento econômico é de extrema importância, também deve se planejar o Estado para as próximas décadas. “Este plano envolverá setores estratégicos da nossa economia de mercado trazendo benefícios, gerando empregos e renda para os paraibanos”, disse.

Ainda participaram da reunião o secretário de Estado do Turismo de Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, o secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Waldson de Souza, o superintendente do Sebrae, Walter Aguiar, a vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, dentre outros gestores públicos e privados.