João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Incra discutem convênios para desenvolver assentamentos da PB

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 - 20:18 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Cosntrução de escolas e postos de saúde são algumas das ações previstas para os assentamentos. Foto: José Marques/Secom-PB

Nesta quinta-feira (16), o governador Ricardo Coutinho recebeu, no Palácio da Redenção, o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lenildo Moraes. No encontro, eles firmaram compromisso de assinar convênios para o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento agrícola e melhoria dos acessos nos assentamentos de trabalhadores rurais no Estado. Também participou da audiência o secretário estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

O governador disse que o Estado tem interesse em firmar parcerias com o Incra no sentido de desenvolver a agricultura familiar e a organização dos assentamentos – por meio da construção de escolas e de postos de saúde, por exemplo. Ele ressaltou que, neste contexto, o Incra e o do  Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) têm um papel fundamental para a regularização fundiária de áreas rurais, a reforma agrária e o desenvolvimento sustentável dos projetos de assentamento.

Reforma Agrária – O superintendente Lenildo Morais entregou ao governador uma lista de áreas no Estado que podem ser consideradas de interesse social e atender as demandas de assentamentos de trabalhadores rurais e acampados que reivindicam a inclusão do Programa de Reforma Agrária. O governador encaminhou o documento para o Interpa, determinando que sejam feitos estudos técnicos em cada uma das áreas elencadas.