Fale Conosco

2 de dezembro de 2011

Governo e Fesvip realizam ações de combate à Aids nesta sexta-feira



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (Fesvip), continua nesta sexta-feira (2) as ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado na quinta-feira (1ª). Durante a manhã, os profissionais da Gerência Operacional de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, realizaram palestras educativas com apresentações teatrais para conscientizar os estudantes sobre a prevenção da doença.

Neste sábado (3), as ações acontecem no busto de Tamandaré, praia de Tambaú, com a realização de teste rápido de HIV, glicemia, verificação de pressão arterial, ginástica laboral, orientação nutricional e distribuição de material informativo. Para colocar em prática as ações de educação e prevenção contra a Aids e outras DSTs, a SES firma parcerias com outros setores do governo, como a Secretaria de Educação (SEE), por exemplo.

A gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, disse que é importante envolver o maior número de pessoas possível para combater o aumento de infectados pelo vírus. “Percebemos que muitas pessoas, mesmo tendo alto grau de instrução, ainda se descuidam e deixam de usar o preservativo. É preciso estar atento para evitar que haja contaminação e lembrar que há tratamento – o governo distribui gratuitamente a medicação, mas a Aids ainda não tem cura”, frisou.

Outra ação que vem sendo trabalhada pela SES é com relação ao Plano Estadual de Enfrentamento à Feminilização da Aids e os grupos considerados como “vulneráveis”, a exemplo das profissionais do sexo e das pessoas privadas de liberdade. Nesses dois públicos, a secretaria vem realizando testes rápido para o diagnóstico do HIV, com distribuição de preservativos e gel lubrificante.  A ação acontece em todo o Estado.