João Pessoa
Feed de Notícias

Governo e Exército fazem novas visitas domiciliares de combate ao Aedes aegypti em Bayeux

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 - 18:03 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Exército Brasileiro e prefeitura, realizou mais uma visita, casa a casa, no município de Bayeux, nesta quarta-feira (17). Mais de 20 homens do exército estão engajados na ação no município, com o objetivo de exterminar possíveis criadouros e focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com o apoiador técnico da 1ª Gerência Regional de Saúde (GRS), Gilvan Duzino da Silva, as atividades entraram no segundo ciclo, reforçando as visitas, desde o dia 2 de fevereiro em todo o município de Bayeux. “O trabalho é emergencial e pontual. Nossa missão é orientar a população e eliminar qualquer possível foco do mosquito. Neste segundo ciclo já visitamos 16.200 imóveis”, disse ele.

Dos imóveis visitados, foram encontrados focos em 73 deles. “Notamos que cada vez menos encontramos focos do mosquito e esse fato mostra que a população tem se conscientizado, impedindo que a água parada se acumule. Os moradores têm recebido nossa equipe muito bem, até então não tivemos nenhuma recusa e isso é ótimo para que possamos fazer nosso trabalho e ajudar a todos”, afirmou.

Gilvan alertou que, mesmo com a redução do número de focos encontrados, ainda é preciso reforçar os cuidados. “Geralmente os focos são encontrados em descartáveis, então pedimos que a população não mantenha copos, potes de margarina e utensílios de plástico em locais em que haja a possibilidade de acúmulo de água parada. Em casos de baldes ou reservatórios, colocamos o larvicida e a água pode ser utilizada normalmente – exceto para criar peixes, pois o produto elimina o oxigênio”, declarou.

Um dos imóveis visitados na manhã desta quinta-feira (17) foi a residência do militar Antônio Cavalcanti. Ele já teve dengue e, desde então, redobrou os cuidados para impedir o acúmulo de água parada em sua casa. “Troco sempre a água dos reservatórios destinados aos animais que crio, mantenho a piscina coberta e sempre cuido para que não exista nenhum recipiente que possa acumular água parada. Muita gente ainda não toma cuidado ou não sabe como proceder, por isso as visitações são muito importantes para orientar a população e combater de vez o Aedes aegypti”, observou.

O trabalho com o Exército vem sendo realizado nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Com o Corpo de Bombeiros, a atividade está acontecendo nos municípios de Alhandra, Conde, Malta e Monteiro. Nos demais municípios, as visitas são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE).

O horário de atuação das equipes do Exército e Bombeiros está acontecendo em dias úteis, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.