Fale Conosco

4 de junho de 2009

Governo do Estado vai reestruturar e equipar a PM



O governador José Maranhão garantiu aparelhar e equipar a Polícia Militar da Paraíba. O anúncio foi feito durante a abertura do 8º   Encontro de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (ENEME), que aconteceu na noite desta quarta-feira (3), no Hotel Tambaú. Durante sua palestra sobre "Gestão pública e as instituições militares do Estado”, ele enfatizou a importância da missão do policial de garantir a segurança na sociedade e da necessidade de reestruturar e equipar a instituição.

“Elegi a segurança pública como prioridade no meu governo e vamos realizar cursos para melhorar a qualidade técnica da nossa polícia, através de uma política de recursos humanos e  matérias para equipar a instituição”, acrescentou.  O governador recebeu durante a solenidade uma miniatura de espada simbolizando o agradecimento e reconhecimento pelo empenho do Estado para com a Policia Militar.

O secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Ferraz Gominho, presente na solenidade, recebeu a medalha de Serviços Distintos, uma homenagem da Polícia Militar as autoridades que tanto contribuiram com a corporação. Gominho agradeceu e falou da oportunidade que os oficiais terão durante o encontro de apresentar propostas positivas para serem levadas a 1ª  Conseg – Conferencia Nacional de Segurança Pública, no mês de agosto.

O presidente do Clube dos Oficiais da Paraíba e secretário de Juventude, Esporte e Lazer, coronel Francisco,  disse que durante  o evento serão  discutidos temas, como os termos circunstanciados para desafogar os presídios, a situação da polícia militar nas instituições e a realização da conferência livre que vai contar com a participação da sociedade civil.

O 8º Eneme reúne até sexta-feira (5), cerca de 200 policiais militares de 21 Estados brasileiros com objetivo de debater e apresentar novos caminhos para a segurança pública.  Presentes ao evento os secretários de Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho, e de Juventude, Esporte e Lazer e presidente do Clube dos Oficiais da Paraíba, coronel Francisco, o presidente da Federação Nacional das Entidades de Oficiais do Brasil, coronel Marlon Jorge (SC), o comandante da Polícia Militar, coronel Jácome Carvalho, além dos deputados federais oficiais,  coronel Paes de Lira (SP), e major Fábio(PB).   

Programação -  Está prevista para está quinta-feira(4) às 10h15 a participação do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Balestreri, que apresentará o tema “As Instituições Militares Estaduais e o Sistema de Segurança Pública do Brasil”.  Um representante do Ministério da Justiça vai abordar o tema “1ª CONSEG – Conferência Nacional de Segurança Pública”. Às 17h30 o coronel Sigfrid Maus, da Polícia Militar de Santa Catarina e presidente da AME-Brasil, vai proferir a palestra “A Ética e os Oficiais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares”. À tarde consta como atividade paralela a assembléia geral da FENEME.

         Na sexta-feira (5), às 9 h, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silva Ramalho, abordará o tema “Autoridade Policial do Policial Militar” Às 14 h os organizadores do evento abrem espaço para a Conferência Livre, momento em que a sociedade civil pode participar dos debates. O 8º ENEME tem como um dos organizadores o Clube dos Oficiais da Polícia Militar da Paraíba, sob a coordenação do coronel Francisco, secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado.