Fale Conosco

8 de setembro de 2009

Governo do Estado vai inaugurar este mês cerca de 15 obras



São obras principalmente nas áreas de abastecimento d’água, saneamento e segurança pública. Estão sendo adquiridas cerca de 100 viaturas novas, devidamente equipadas com serviço de rádio transmissão, com rotativo e com xadrez adequado para o policiamento móvel, da Polícia Militar e da Polícia civil. Com relação a melhorias do sistema de segurança pública do Estado, várias obras estão para serem entregues e outras em licitação.
 
O Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP, que estava sem a menor condição de funcionamento, foi completamente reformado e suas novas instalações vão ser entregues em breve. O CIOP é a central telefônica responsável por receber todas as chamadas de emergência da população. O sistema é importantíssimo para garantir a agilidade e eficiência das polícias.  O atendimento é feito por policiais militares e civis, sob a coordenação diária de um oficial a PM.

A 10ª Delegacia Distrital da Polícia Civil, localizada no bairro de Tambaú, em João Pessoa, também está com a reforma concluída e será entregue ainda este mês. Outra obra na área de segurança pública que o Governo do Estado vai inaugurar agora em setembro é o Centro Policial Integrado da Ilha do Bispo.
 
Mais de 15 prédios para órgãos de segurança pública serão reformados ou construídos. À exemplo da construção da Delegacia Municipal de Vista Serrana. Em Bananeiras, está em construção a Delegacia, bem como a Delegacia da Mulher, em Santa Rita.

Outra ação em andamento é o projeto arquitetônico da unidade de medicina legal, em Guarabira. Em Campina Grande será reformada a carceragem da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil. Em fase de  orçamento, o  projeto arquitetônico da construção da 6ª Delegacia Regional da  Polícia Civil,  em Itaporanga,  e da  Delegacia da Mulher, em Sousa.

Em fase de licitação, o projeto arquitetônico da reforma da 4ª Delegacia Distrital  da Capital e o projeto de reforma do stand de tiro  da Acadepol de João Pessoa. O Governo trabalha ainda no projeto arquitetônico da unidade criminalista de Patos. O projeto arquitetônico da Unidade de Medicina Legal  em Campina Grande, também se encontra em fase de adaptação do imóvel. O projeto arquitetônico da Delegacia de Infância e Juventude, está também em fase licitatória. A 8ª Delegacia Regional de Catolé do Rocha, está em fase de construção em terreno doado pela prefeitura.
 
Água e Saneamento -  Várias cidades estão sendo beneficiadas com saneamento básico. Em Pedras de Fogo sexta-feira à noite, o governador inaugurou o sistema de esgotamento sanitário, uma obra que beneficia duas mil e setecentas família.  A solenidade aconteceu às 20 horas. A obra foi financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e custou cerca de R$ 2,6 milhões. Toda a infraestrutura do sistema de esgotamento sanitário inclui 3,3 quilômetros de rede coletora, estação de tratamento com todos os equipamentos modernos e eficientes.

Na cidade de Areia, o Governo vai inaugurar em breve um novo sistema de esgotamento sanitário. A obra que compreende 10 quilômetros de rede coletora, tem 520 metros de emissário de recalque, 442 metros de  emissário gravitário, 472 metros de coletor  tronco, uma estação elevatória de esgoto, uma estação de tratamento de esgoto e 910 ligações domiciliares. 

Em Sapé e Mamanguape, as populações também estão sendo contempladas com a inauguração do sistema de esgotamento sanitário. Já no município de São José do Bonfim será inaugurado o sistema de abastecimento d’água da cidade. Em Lagoa Seca, a implantação do sistema de esgotamento sanitário e estação de tratamento dos bairros Anacleto e São José.

Na cidade de Campina Grande estão previstas as inaugurações do esgotamento sanitário em seis bairros: conjunto do Ligeiro, Jardim Verdejante, Distrito Mecânico, Novo Cruzeiro, Monte Santo, Glória I e II. Em João Pessoa, além das obras já entregues, serão entregues ainda o saneamento básico do bairro Padre Zé e parte do bairro do Bessa. Na semana passada foram inauguradas obras de abastecimento d’água nos Barros da Penha e Seixas, em João Pessoa, e na cidade de Alhandra.

Josélio Carneiro, da Secom