João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado vai implantar flúor na água que abastece a Paraíba

terça-feira, 22 de março de 2011 - 18:01 - Fotos: 
As comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água tiveram início na manhã desta terça-feira (22) com palestras na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Jaguaribe. O secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, que participou da abertura do evento, anunciou algumas ações que serão prioridades do Governo do Estado para a melhoria da qualidade da água para o consumo humano. Uma delas é a fluorificação para evitar doenças bucais.

“Para se ter uma ideia, na Europa, a água é fluorificada há muito tempo. E agora estamos viabilizando esta ação para ser implantada aqui na Paraíba, o que vai beneficiar a população, evitando doenças bucais, em especial a cárie”, destacou Waldson de Souza.

O secretário destacou também que em toda a Paraíba existem 186 municípios abastecidos com água da Cagepa, ou seja, a substância que chega até as torneiras desta população é tratada. “A Secretaria coordena ações de controle da água junto aos municípios. Vamos priorizar a fiscalização nessas 37 cidades que não recebem água da Cagepa para ver como estão as ações de controle de qualidade da água. Sabemos que a água contaminada pode provocar várias doenças, entre elas a cólera e a leptospirose”, ressaltou.

Pela manhã, o evento foi destinado a profissionais de saúde e agentes sanitários com palestra da sub-gerente de tratamento de esgoto da Cagepa, Ana Carolina Lemos. Ela falou sobre a necessidade do controle de qualidade da água e sobre o tratamento da água nas comunidades rurais que estão sendo realizados pela Companhia. A abertura do evento contou com a participação do superintendente da Funasa, Bruno Gaudêncio, com a gerente executiva de vigilância em saúde da SES, Júlia Vaz e a gerente operacional de vigilância ambiental, Djanira Lucena.

Panfletagem
– A tarde, no Ponto de Cem Réis, houve panfletagem e atividades culturais comandadas pelo Mestre Brown sobre a importância da preservação da água. Na ocasião, foi armado um laboratório de entomologia, com dicas de como evitar a proliferação da dengue. A mobilização alusiva ao Dia Mundial da Água foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Saúde de João Pessoa, Funasa, Cagepa e 1ª Gerência Regional de Saúde.