Fale Conosco

1 de julho de 2009

Governo do Estado vai construir hospital referência em Mamanguape



Uma das prioridades do Governo Maranhão III está em pleno funcionamento no Estado. É o setor de saúde. Atendendo determinação do governador José Maranhão, o secretário da Saúde, José Maria de França esteve na cidade de Mamanguape, onde verificou as precárias condições do prédio onde deveria funcionar o hospital regional para atender as populações dos municípios que integram o Vale do Mamanguape e anunciar a retomada das obras.

José Maria visitou o prédio abandonado, acompanhado do prefeito do município, Eduardo Carneiro de Brito; do deputado estadual Trocolli Júnior, e ainda de Sérvulo Mário Gadelha e Tereza Lins, respectivamente engenheiro e arquiteta da Secretaria Estadual de Saúde. Ele anunciou o início da recuperação do prédio com a elaboração de um novo projeto, que já havia sido elaborado, mas nunca saiu do papel por causa da mudança de governo, em 2003.

O secretário se mostrou indignado com a situação em que encontrou o prédio onde deveria funcionar o Hospital Regional de Mamanguape. Com a retomada da obra, o hospital deve estar em funcionamento ainda este ano. O prédio havia sido adquirido em 2001, no segundo governo de José Maranhão, no entanto, o governo anterior não deu continuidade à obra. Abandonado, hoje abriga marginais e causa temor as pessoas que residem nas imediações.

O Hospital Regional de Mamanguape deve virar referência na região e será dotado de toda a infraestrutura necessária para atender casos de cirurgias, com UTI, atendimentos ambulatoriais, além de pediatria, obstetrícia e outras especialidades médicas.

Após visitar o prédio, o secretário José Maria de França esteve no maternidade municipal de Mamanguape, que foi visitada pelo governador José Maranhão no último dia 28. Acompanhado de Eduardo de Brito, do deputado, da equipe técnica da Secretaria da Saúde e dos diretores Eliane de Brito Cavalcante e Francisco de Assis Freitas, ele percorreu todas as dependências.

França elogiou a estrutura da maternidade e revelou que após a conclusão do Hospital Regional de Mamanguape aquela unidade hospitalar será transformada instituição materno infantil.
Para o prefeito do município, Eduardo de Brito, o Hospital Regional de Mamanguape será uma das obras mais importantes desse governo. “Vamos esperar ansiosos o início das obras, que vão beneficiar toda a população do Vale do Mamanguape”, acrescentou.

Já o deputado Trocolli Júnior fez questão de dizer que depois de mais de 40 anos a população do vale sonhava com o hospital regional e agora vai se tornar realidade. Com isso, salientou o parlamentar, o governador mostra o compromisso com a região.

Atualmente a população do Vale do Mamanguape é atendida na Maternidade Municipal construída em 1959, que foi reformada e ampliada com recursos da Prefeitura Municipal. Conta com 43 leitos para adultos e crianças. A equipe médica tem dez profissionais e atende diariamente com serviço de urgência, emergência e internação, além de clínica médica, pediatria e obstetrícia.

Possui dois consultórios médicos, duas ambulâncias, sala de observação, sala de medicação, teste do pezinho, uma unidade móvel odontológica e uma sala para a realização de partos normais.

Cardoso Filho, com fotos de Ernane Gomes