João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado ultima preparativos para RoboCup 2014

quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 16:34 - Fotos: 

A infraestrutura da RoboCup 2014, no Centro de Convenções de João Pessoa, está sendo organizada desde o início desta semana com o envolvimento de 300 profissionais. Estão sendo montadas 1.200 mesas que serão utilizadas pelas 400 equipes de participantes inscritos, crianças e jovens de cerca de 50 países. O evento acontecerá no período de 19 a 25 de julho.

O coordenador geral do evento internacional, Alexandre Simões, informou que são esperados 4 mil participantes e mais de 60 mil turistas. Até agora estão inscritos 400 times com cerca de 4 mil pessoas de mais de 45 países. Os ambientes terão o piso coberto com 2,5 km² de carpetes para os campos de futebol da competição. Serão instalados 14 km de cabos elétricos.

De acordo com a secretária de estado da Educação, Márcia Lucena, o Governo do Estado tem estimulado os estudantes paraibanos a participarem das competições através de inscrições, mas também como visitantes para conhecer como se realiza a copa do mundo de robótica.

Márcia Lucena disse que a Paraíba está de parabéns pelo grande número de equipes inscritas na RoboCup. “Hoje, nas inscrições da RoboCup, a Paraíba só perde proporcionalmente para o estado de São Paulo. Os estudantes de nosso estado estão no mesmo nível e seguindo o mesmo trajeto dos estudantes do Sudeste e do mundo todo, com um processo diferenciado envolvendo vários tipos de tecnologias avançadas. A robótica é um caminho que tem muita força das crianças, adolescentes e jovens, corresponde muito a forma dessa geração pensar, dialogar”, comentou a secretária.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, destacou que a instituição, uma das parceiras da RoboCup, terá participação efetiva com professores e estudantes. “Esse evento é histórico porque envolve na sua grandeza ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e de fato vai deixar um legado representativo nessas áreas para a sociedade paraibana. A RoboCup vai contar uma grande história e a UFPB vai estar presente em quantidade e quantitativamente”, declarou a reitora.

Segurança – O plano de segurança da RoboCup 2014 envolve policiais militares nas diversas modalidades e o policiamento também será reforçado na orla de João Pessoa. A Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur) atuará com todos seus 116 policiais, incluindo 20 bilíngues para melhor atendimento aos turistas estrangeiros.

A RoboCup começou no Japão no ano de 1997 e para João Pessoa deve atrair cerca de 40 mil turistas que injetarão mais de R$ 20 milhões na economia local. O foco principal das competições é o jogo de futebol. A ideia é criar, até 2050, um time de robôs humanoides que possa vencer uma partida contra a seleção vencedora da Copa do Mundo de Futebol.