João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado treina técnicos da Emater para trabalhar com avicultura no Cariri

terça-feira, 28 de julho de 2015 - 10:24 - Fotos: 

A consolidação da atividade avícola na Paraíba, com assessoramento da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), está levando aos agricultores familiares uma possibilidade de aumentar sua renda e a qualidade de vida familiar e para melhor atender aos avicultores realizando treinamentos com técnicos, a exemplo do que aconteceu em Monteiro, na semana passada.

O Curso Avançado de Avicultura Alternativa para técnicos da Emater Região de Serra Branca teve como facilitadores os instrutores Vicente de Assis Ferreira e Hermano Severino de Araújo, que contribuíram para consolidar a formação da cadeia produtiva da avicultura alternativa em todo o Cariri paraibano, com uma perspectiva real de contemplar um número significativo de agricultores familiares dos 21 municípios que compõem a região, informou o coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo.

O conteúdo programático do curso abordou o histórico das atividades da avicultura, as raças que podem ser criadas, o manejo produtivo, alimentar e sanitário, além de instalações e comercialização da produção de ovos e carne.

Por ocasião do curso, foi realizada visita ao abatedouro industrial do município de Monteiro, onde os técnicos puderam observar o processo de beneficiamento dos frangos, bem como recepção das aves, abate, assepsia, corte, embalagens, pesagem, câmera fria e entrega do produto final, além de conhecer todos os segmentos do abatedouro.

O grupo de participantes também visitou uma unidade de produção para acompanhar detalhadamente as instalações adequadas de um aviário. Houve ainda a prática de vacinação. Entre outros, participaram do curso, os extensionistas Antonio Alberto e Afonso Cartaxo, que na região também assessoram os avicultores.