João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado terá representante em reunião preparatória do 1º ENED

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 11:27 - Fotos: 

O secretário executivo do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Eloízio Henrique, está em Brasília, onde participa de uma reunião preparatória para o 1º Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (1º ENED), com a presença do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Egon Krakhecke, que também é o coordenador geral do evento.

O 1º ENED será realizado entre 3 e 5 de março de 2010, em Juazeiro/BA e Petrolina/PE, tendo como objetivo central o fortalecimento político-institucional da Agenda do Combate à Desertificação. Com tal propósito, o governo brasileiro está mobilizando os atores relevantes de várias esferas do governo federal e dos 11 governos estaduais e da sociedade civil para viabilizar a concretização de um pacto pelo Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, a ser firmado durante o evento. Para tanto, no mês de dezembro foi realizada a 1ª etapa preparatória ao 1º ENED, com três reuniões, efetuadas nas cidades do Recife-PE, de Natal-RN e de Salvador-BA.

A segunta etapa de Encontros Preparatórios acontecerá de 4 a 6 de fevereiro de 2010, em Campina Grande, reunindo os tomadores de decisão dos 11 governos estaduais, secretários e dirigentes de órgãos vinculados, e do governo federal, secretários nacionais e dirigentes de órgãos federais de atuação regional, além dos pontos focais e representantes da sociedade civil e da comunidade técnico-científica.

Com a realização do Encontro Preparatório, em Campina Grande, pretende-se chegar ao Encontro Nacional, no início de março próximo, em condições de firmar o Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, com a participação do presidente Lula, de ministros e dos 11 governadores.

Os compromissos a serem firmados abrangem iniciativas de fortalecimento das ações e das instituições responsáveis pela alavancagem e implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (PAN-Brasil) e dos Programas de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas nos Estados que integram o Semiárido Brasileiro (PAEs). 

Ana Aragão, da Assessoria de Imprensa da SEMARH