Fale Conosco

14 de novembro de 2011

Governo do Estado reúne setor da cadeia cimenteira para fórum de fomento



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), realiza nesta quinta (17), no Hotel Tambaú, em João Pessoa, o 1º Fórum de Fomento da Cadeia Produtiva do Polo Cimenteiro da Paraíba. Com potencial para se tornar o principal produtor de cimento do país, o Estado comemora a vinda de três grandes empresas do setor: Brennand, Cimpor e Elizabeth, que se instalam na Paraíba, até o final de 2013, com investimentos de mais de R$ 1,2 bilhão.

O evento vai reunir técnicos do Governo, representantes de instituições ambientais e de incentivos locacionais e financeiros, indústrias cimenteiras e fornecedores de máquinas e equipamentos, transporte e logística, para discutir assuntos relacionados à cadeia produtiva para a formação do polo setorial no Estado. Participam do evento indústrias de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, maiores produtores de cimento do Brasil atualmente, assim como Estados do Nordeste: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Sergipe, e outros países, como Áustria e Estados Unidos.

Segundo a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, é importante pensar no desenvolvimento por arranjos produtivos locais.  “É preciso agir em conjunto, mantendo essa interação para fortalecer a produção de cimento do Estado por meio de uma cadeia produtiva. Além disso, a Paraíba é rica em jazidas de minerais não metálicos, fundamentais para a implantação de empresas que venham a trabalhar com o produto na região”, explica.

A presidente da Companhia ressalta também que, além da capacidade natural do Estado para a produção de cimento, há um conjunto de ações competitivas para atrair grandes grupos do setor. “Possuímos incentivos fiscais diferenciados, o que conta como mais um ponto positivo a favor do Estado. Temos a capacidade física, econômica e social para crescermos como maior produtor de cimento do Brasil”, destaca.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep, Juliano Gorski, o fórum une o setor público e o privado visando traçar estratégias de desenvolvimento à geração de emprego e renda para a população paraibana por meio do fortalecimento da cadeia. “O evento possibilita às indústrias cimenteiras e sistemistas a conhecerem os diversos apoios e incentivos fiscais e locacionais fornecidos pelo governo estadual para permitir a vinda dessas empresas ao Estado”, comenta.