João Pessoa
Feed de Notícias

Governo reúne municípios para discutir ações de controle da dengue

segunda-feira, 20 de agosto de 2012 - 18:43 - Fotos:  Claudio Cesar/Secom-PB

Foto: Claudio César/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), reúne na manhã desta terça-feira (21) representantes das Vigilâncias Ambiental e em Saúde dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Rio Tinto, Bayeux e Alhandra para discutirem a implementação de ações voltadas para o combate e prevenção da dengue. A reunião está marcada para as 9h, no auditório da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explicou que o motivo da reunião é para acompanhar as ações contidas e pactuadas no Plano de Contingência e no Termo de Compromisso da portaria nº 2.557 de 28 de outubro de 2011.

“Vamos fazer uma discussão e uma avaliação das ações que esses município vêm fazendo, dos indicadores epidemiológicos e juntos corrigirmos as possíveis falhas e procurarmos melhorar o trabalho de combate e prevenção à doença”, esclareceu Talita Tavares.

Dados – De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (20) pela Secretaria da Saúde, foram notificados 9.599 casos de dengue, sendo que 1.762 já foram descartados. Quanto à classificação dos casos, são 3.808 de dengue clássica; 77 casos diagnosticados como febre hemorrágica e 60 como dengue com complicação.

Talita Tavares observou uma redução de 33,6% no total de casos de dengue quando comparado os anos de 2011 (11.801 casos registrados) e 2012 (7.837 casos registrados), números dos dados consolidados, excluídos os casos descartados.

Quanto aos casos graves da doença, o maior número de notificações foi nos municípios de João Pessoa (total de 89 casos, destes, 55 de dengue clássica com complicações (DCC) e 34 de febre hemorrágica de dengue (FHD); Teixeira (total de seis casos, destes cinco DCC e um FHD) e Bayeux (total de quatro casos, sendo um DCC e três FHD).

Quanto aos óbitos pelo agravo, são quatro casos já concluídos como óbito por dengue com 8 casos em investigação, sendo cinco  em João Pessoa, um  no Conde, um em Bayeux e outro em Santa Rita.

“Reafirmamos a importância da vigilância dos casos graves da doença, para seu monitoramento e diminuição dos óbitos pelo agravo. Para isso, o Estado solicita que sejam executadas ações de monitoramento, junto aos núcleos hospitalares, para a realização da notificação dos casos graves em até 24 horas”, alertou Talita Tavares, lembrando que essas informações devem ser repassadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (plantão 24 horas).