João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado reúne mais de 300 criadores durante Dia Técnico no Cariri

segunda-feira, 30 de novembro de 2015 - 12:35 - Fotos: 

Com a participação de mais de 300 pessoas, na grande maioria agricultores familiares e criadores da região do Cariri, foi realizado no dia 20 deste mês o 1° Dia Técnico, na Estação Experimental João Pessoa, no município de Umbuzeiro. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, com parceria da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba, Senar/PB, Prefeitura Municipal de Umbuzeiro e Sebrae-PB, visando a transferência de algumas tecnologias para a produção animal sustentável no semiárido.

Entre os temas apresentados constaram a construção de Barragens Subterrâneas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Palma Forrageira, Blocos Multinutricionais, Gestão da Propriedade Rural, utilização da Mandioca, Qualidade do Leite e Recursos Forrageiros Nativos.

Na estação sobre a integração lavoura, pecuária e floresta, os criadores tomaram conhecimento sobre o aproveitamento da riqueza natural da caatinga na alimentação animal. Outra ação apresentada que chamou a atenção dos participantes foi a barragem subterrânea que consiste no armazenamento de água no subsolo, construída com baixo custo.

A utilização de blocos multinutricionais como estratégia de suplementação de ração na seca também chamou a atenção dos presentes. Os blocos são uma mistura de melaço, ureia, minerais e um agente solidificante como constituintes básicos e qualquer outra matéria-prima disponível na região, visando reduzir taxas de perda de peso, melhorar o desempenho e a produtividade do animal.

Também teve a apresentação da tecnologia sobre a produção de palma forrageira resistente a cochonilha do carmim. Já a professora Maria das Graças Xavier de Carvalho, da UFCG, falou sobre a qualidade do leite. Os escritórios regionais da Emater em Campina Grande e Serra Branca estiveram presentes com criadores das regiões.

No sábado, dia 21, foi realizado o leilão de gado das raças Gir, Guzerá e Sindi, com a presença do secretário Rômulo Montenegro, do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, e do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, também na Estação Experimental de Umbuzeiro, numa promoção da GU-Emepa.

O leilão foi um diferencial em relação aos outros já realizados pela Emepa, com a oferta de animais tanto de recria como de abate. Foram oferecidos 64 lotes de animais de recria e abate. Os animais frutos do leilão poderão ser pagos em até cinco parcelas.