João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado resgata Educação Física e o desporto nas escolas da rede estadual

segunda-feira, 13 de junho de 2016 - 17:58 - Fotos:  Delmer Rodrigues

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Gerência Operacional do Desporto Escolar (Gode), vem realizando desde 2011 um trabalho de resgate do ensino de Educação Física e do desporto nas escolas da rede estadual.

A primeira ação realizada pela Gode, ainda em 2011, foi o cadastro de todos os professores de Educação Física da rede estadual de ensino e o levantamento das instalações, quadras poliesportivas e espaços utilizados nas escolas para a prática do esporte. “Encontramos esta gerência fechada, com professores de várias disciplinas responsáveis pela Educação Física no Estado. Organizamos os professores e fizemos um mapeamento para conhecer a realidade do ensino de Educação Física na Paraíba. Posso dizer que não existiam materiais nem locais apropriados para a prática do esporte. Este cenário mudou depois da aquisição dos materiais esportivos, num grande investimento realizado pelo Governo do Estado, que reativou a prática de esportes na rede estadual”, destacou José Geraldo Cabral, gerente operacional do Desporto Escolar.

Em 2012, após o conhecimento de como se encontrava o ensino de Educação Física no Estado, o Governo iniciou a distribuição de material esportivo para as aulas práticas em todas as escolas da rede estadual de ensino. Foram investidos R$ 5.852.858,00 em kits esportivos nos anos de 2013, 2014 e 2015. Ainda em 2012, também foi realizada a distribuição de material didático para as aulas teóricas do Ensino Médio.

Os kits esportivos são compostos por 16 bolas dente de leite, 04 bolas de handebol, 04 bolas de futebol de campo, 06 bolas de futsal (mirim, infantil e juvenil), 01 rede de voleibol, 01 rede para trave de futsal, 01 rede de futebol de campo, 04 cordas de Nylon, 04 cordas elásticas, 20 coletes, 10 arcos, 15 pratos demarcatórios, dois jogos de xadrez, dois colchonetes, uma mini baliza, quatro petecas, dois cones. Os polos esportivos recebem também: tatames, kimonos para judô, mesa de tênis de mesa, material para treinamento de atletismo (peso, dardo e disco masculino e feminino).

Escolinhas de Esporte – Em 2013 foi criado, por meio de parceria com o Unipê, o projeto “Escolinhas de Esportes”. Cerca de 800 alunos de 12 escolas da rede estadual localizadas nos bairros de Mangabeira, José Américo, Geisel, Cristo, Rangel e Centro, em João Pessoa, matriculados no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, estão sendo beneficiados pelo projeto. Por meio do convênio, os alunos têm acesso ao material esportivo e ônibus escolares para o transporte até o local do treinamento durante toda a semana, disponibilizados pela SEE, além das instalações e 50 profissionais, entre professores, bolsistas de extensão e alunos voluntários do curso de Educação Física cedidos pelo Unipê.

Reativação dos Jogos das Escolas Estaduais – Após 15 anos, os Jogos das Escolas Estaduais voltaram a ser realizados em toda a Paraíba. As escolas das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) participam ativamente com seus alunos dos jogos. “Desde 2012 reativamos os jogos das escolas estaduais. Na grande João Pessoa a SEE disponibilizou ônibus para levar os alunos até os locais de realização dos jogos, como a Vila Olímpica, e depois, garantiu o retorno dos alunos à sua escola”, explicou José Geraldo Cabral. Na reativação dos jogos foram investidos R$ 2.560.000,00.