João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza videoconferência para debater ações de combate ao Aedes aegypti

sexta-feira, 27 de maio de 2016 - 10:57 - Fotos:  Ricardo Puppe

Com o objetivo de fazer um balanço das ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, na tarde dessa quarta-feira (25), de videoconferência com equipes das Salas de Situação dos Estados do Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe.  Na reunião, realizada na sala do Núcleo de Resposta Rápida da SES, foram repassadas recomendações e direcionamentos adequados às diretrizes nacionais no que diz respeito ao combate ao mosquito e estudo dos agravos causados por ele.

Participaram da reunião representantes da SES (Vigilância Ambiental), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), 1ª Gerência Regional de Saúde, Exército, Corpo de Bombeiros e Ministério da Saúde. Segundo o gerente de vigilância ambiental da SES, Geraldo Menezes, as videoconferências são momentos de avaliação das ações do Governo do Estado, além de proporcionar uma troca de experiências com outros estados. “Nessas reuniões nós apresentamos as ações que têm sido realizadas pelo Governo da Paraíba, ouvimos os outros estados, tiramos dúvidas e trocamos ideias. As videoconferências nos proporcionam esse momento de aproximação, de troca de pontos de vista, onde também estamos sempre propondo novas situações ao Ministério da Saúde”, disse.

Foram colocadas em pauta questões de saneamento básico, esgotamento sanitário e carros pipas. Além disso, foi discutida a questão da coleta e destinação de pneus, através da empresa Reciclanip. “Essa empresa é responsável por toda operação chamada de logística reversa, aquela na qual o gerador do resíduo é responsável, depois do uso, por recolher aquele material, como pneus. Então estamos socializando com todos os municípios e com a Secretaria de Recursos Hídricos para que recomendem aos municípios que façam a adesão a esse plano de recolhimento de pneus, que terá custo zero para os municípios e ajudará na diminuição de focos do Aedes”, explicou Geraldo.

Ele apresentou também para os demais estados participantes da videoconferência o “faxinaço” realizado nos dias 21 e 22 de maio, em bairros de João Pessoa. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio do Governo do Estado, por meio da SES, da Secretaria de Saúde de João Pessoa e da Central Única das Favelas (Cufa), teve o intuito de sensibilizar e atrair a população para participar das ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegpti.

Segundo Geraldo Menezes, as videoconferências são de extrema importância, pois aproximam a saúde estadual de representantes de vários estados do Brasil. “Essas reuniões semanais facilitam a troca de experiências entre os Estados. Nelas estabelecemos metas a serem cumpridas e estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti”, concluiu.