João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza sensibilização sobre coqueluche em Patos

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 - 09:32 - Fotos: 

A Secretaria Estadual de Saúde realizou nessa quinta-feira (26), no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, qualificação sobre o agravo da doença coqueluche, com intenção de sensibilizar os técnicos em saúde, as vigilâncias epidemiológicas, núcleos hospitalares e atenção básica dos municípios da 6ª (Patos), 8ª (Catolé do Rocha) e 11ª (Princesa Isabel) regionais de saúde. A coqueluche, doença altamente contagiosa, que pode levar a óbito, é prevenida através da vacina.

Ana Estela, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES, explicou que essa qualificação é importante para que haja fortalecimento das ações de vigilância do Estado, para a imunização das crianças, da notificação, no enfrentamento a casos suspeitos, quebrando assim a cadeia de transmissão da doença, evitando que as crianças adoeçam.

Este ano houve 33 notificações de casos suspeitos da doença na Paraíba, sendo que dois foram positivos, confirmados em exame laboratorial. Já no ano passado foram 114 notificações e 34 deram positivo.

Um dos objetivos dessa capacitação que ocorreu em Patos é fazer com que os técnicos de saúde, sensibilizados ao agravo da coqueluche, possam notificar mais facilmente, realizar a coleta para que o Estado tenha uma visão real da doença na Paraíba. “Quando há notificação, as ações têm que ser desenvolvidas rapidamente para que o número de pessoas com coqueluche seja o mínimo possível”, comentou Ana Estela.

A vacinação das crianças é a melhor prevenção contra a doença. São três doses oferecidas nas unidades básicas de saúde. A medicação oferece imunidade à doença e os pais devem ficar atentos ao calendário de vacinas de seus filhos.