João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza seminário sobre síndrome de Down

quinta-feira, 21 de março de 2013 - 15:48 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

O Governo do Estado realiza, até o final da tarde desta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Down. O evento acontece no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, e discute “As Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down”, além de temas relacionados à educação, sexualidade e mercado de trabalho.

O vice-governador Rômulo Gouveia prestigiou a abertura do seminário. Ele destacou que o Governo do Estado tem investido na estruturação da Funad, na capacitação dos profissionais para melhor atender aos usuários. “É importante dizer que o que é debatido nesse seminário é a inclusão do portador da síndrome de Down na sociedade”.

Rômulo acrescentou que o Governo tem o compromisso de desenvolver políticas nessa área. A presidente da Funad, Simone Jordão, afirmou que a discussão da temática da síndrome de Down é uma pauta necessária. “Essa temática ainda requer discussão nas áreas da saúde e de educação, por exemplo”.

No final da manhã foi lançado o Manual de Apoio aos Familiares e Orientadores das Crianças com Síndrome de Down. “Esse manual foi construído por diversos profissionais do Ministério da Saúde e hoje, aqui na Paraíba, estamos iniciando a discussão sobre ele”, informou Simone Jordão.

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa, Virgínia Pezzi Maia, avalia que a cartilha é fundamental para pais e familiares. “Nela estão contidas as possíveis alterações que podem acontecer, com maior ou menor grau, às crianças com Síndrome de Down”, observou.

No período da tarde, será realizado o II Down Fashion e às 16h será exibido o filme ‘Colegas’, que é protagonizado por atores com Down.