João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza seminário de preparação para aposentadoria

segunda-feira, 25 de setembro de 2017 - 17:29 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom Pb

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa, realizou, na manhã desta segunda-feira (25), um seminário voltado para a preparação da aposentadoria. Realizado no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), o seminário teve por objetivo contribuir para o processo de aposentadoria dos servidores públicos estaduais, oferecendo oportunidades de reflexão sobre esse momento, visando uma melhor qualidade de vida para o aposentado.

Durante toda a manhã foram abordados temas relacionados à aposentadoria, como o direito à aposentadoria – seus aspectos leais. Em seguida foi realizada uma mesa ampliada com o tema “Uma vida dedicada ao trabalho”, e para encerrar foram debatidos os sentimentos em relação à aposentadoria. Além de servidores da saúde estadual, estiveram presentes representações da PBPrev e do INSS da Paraíba. O seminário faz parte do projeto “Cuidando do Cuidador”, desenvolvido pelo Núcleo de Gestão do Trabalho, vinculado à Subgerência de Recursos Humanos da SES/PB.

“De acordo com nossos dados, percebemos que na SES/PB temos muita gente em vias de se aposentar, quase 50% dos servidores. É nosso dever ter um programa de preparação para a aposentadoria. Queremos proporcionar uma transição do funcionário da ativa para a aposentadoria, oferecendo oportunidade de melhorar sua qualidade de vida. Sabemos que muitos que se aposentam ficam cuidando de algum familiar, ficando assim emocionalmente abalados com a mudança de vida, por isso é importante ter todo um cuidado com esse servidor, para que essa transição seja tranquila”, explicou o subgerente de Recursos Humanos da SES, Roberto Vaz de Medeiros Filho.

Roberto disse ainda que é importante estreitar e fortalecer os laços entre servidores de diferentes gerações. “Criar grupos isolados por idade não é bom para nenhum servidor, é preciso que haja uma integração entre eles. Para isso nós focamos em fazer um planejamento para a aposentadoria, mostrar que esse momento não representa o fim da vida útil. É importante que o aposentado saiba que ele pode e deve ter novas experiências profissionais enquanto ele sentir que tem disposição, energia e vontade disso”, disse.

O gerente de Recursos Humanos da SES explicou que com uma preparação adequada é possível diminuir toda a insegurança e angústia do servidor com relação à aposentadoria. “Nem sempre a pessoa está preparada para viver as transformações que a aposentadoria impõe ao seu estilo de vida. A insegurança quanto ao futuro pode gerar muitas angústias ao trabalhador. Com o trabalho de preparação para a aposentadoria esperamos responder as maiores dúvidas do servidor e também trazer segurança sobre as questões relacionadas à garantia de todos os direitos já conquistados”, concluiu.