João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza Seminário de Educação do Cariri até esta quinta-feira em Monteiro

terça-feira, 12 de julho de 2016 - 13:11 - Fotos:  Secom-PB

Educadores da 5ª Gerência Regional de Educação participam até esta quinta-feira (14) do III Seminário de Educação do Cariri, que começou no último dia 4, na sede da GRE em Monteiro. O evento, que tem por objetivo debater vários temas direcionados à melhoria do ensino na região, é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), com apoio de outras instituições como UFPB e Sebrae.

O seminário apresenta iniciativas para o desenvolvimento de estratégias voltadas à educação no Cariri. Além disso, destaca a importância da contextualização da educação para a convivência com o semiárido nordestino. Várias experiências trabalhadas nas escolas da região do Cariri, como projetos de leitura, cordel, robótica, laboratório de matemática e interdisciplinaridade e artes estão sendo apresentadas durante o evento.

Aristótenes da Silva Prata, gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), explica que há o respeito à pluralidade de conhecimentos, de realidades de cada escola. O seminário busca socializar as dificuldades, encontrar novas perspectivas, apoios para disseminar ideias e elevar a educação como um todo. “Não podemos pensar a educação se não pensarmos nas relações sociais que existem em sala de aula, no contexto escolar. Ela permite ao professor fazer uma autoavaliação, refletir sobre o dia a dia da escola, para que, assim, o gestor possa entender o seu papel, o significado dele como líder”, ressaltou.

Uma das conferencistas do seminário foi Rosângela Rosa, consultora pedagógica da Inteligência Relacional, organização que há três anos vem oferecendo sua contribuição ao ensino público da Paraíba, tendo como suporte pedagógico a metodologia “Liga Pela Paz”, que trabalha a educação emocional e social. “Por meio da avaliação de resultados percebemos as mudanças promovidas nas relações interpessoais em sala de aula com os alunos, professores e com as famílias, que são convidadas a participarem desse processo como elemento essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança”, falou a consultora.

O conferencista, PhD em sociologia, José de Souza Silva, discursou sobre o tema “Educação para o desenvolvimento ou para a vida?”. “Sem emoção não há paixão e sem paixão não há compromisso. A criança no ventre da mãe ainda não sabe que existe a razão, mas já tem emoção. Todas as pesquisas filosóficas nos últimos 80 anos demonstram que toda ação humana tem origem na emoção e não na razão. Compartilho aqui algumas perguntas que espero que continuem estimulando interesse, curiosidade e o compromisso deles, como educadores”, enfatizou.