Fale Conosco

20 de julho de 2016

Governo do Estado realiza seminário de avaliação do Projovem Urbano



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, de 27 a 30 de julho, em João Pessoa, o “Seminário Projovem Urbano: revisitar e Comemorar – Memórias e Experiências”. O evento tem o objetivo de debater as práticas exitosas desenvolvidas em 2015 e 2016, com mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho e atividades culturais.

No primeiro dia de evento serão debatidos os aspectos e desafios do ser jovem nos dias de hoje. No dia 28, o debate será sobre a elevação da escolaridade e a profissionalização dos alunos. O currículo do Projovem Urbano também será discutido tanto no dia 28 como no dia 29, quando serão realizadas oficinas para formação dos educadores. Ainda no dia 29, haverá passeios aos pontos históricos de João Pessoa, incluindo um trecho de catamarã pelo Rio Paraíba. No dia 30, terá oficina de artes plásticas e exposições de trabalhos.

Projovem Urbano – O programa, do Governo Federal, é realizado por meio de parcerias entre governos municipais e estaduais. Na Paraíba, é praticado por meio da Coordenação Projovem na Paraíba, ligada à Secretaria de Estado da Educação. O programa atende a jovens de 18 a 29 anos que não possuem Ensino Fundamental completo e oferece aos estudantes uma bolsa no valor de R$ 100,00.

A intenção do programa é elevar a escolaridade dos jovens, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Isso de forma integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de cursos.