Fale Conosco

3 de julho de 2013

Governo do Estado realiza Semana do Agente Penitenciário



Workshops, campanhas de saúde, torneios de tiro e de futsal movimentam a 2ª Semana do Agente Penitenciário, que acontece a partir desta quarta-feira (3) e prossegue até o próximo dia 12. A atividade é promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). As ações acontecem nas regiões do Litoral, Borborema e Sertão, polarizada por João Pessoa, Campina Grande e Patos, respectivamente.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, destacou a importância do evento. “Qualquer trabalho no Serviço Público tem que ser iniciado pela valorização profissional”, comentou.

O gerente Executivo do Sistema Penitenciário, coronel Arnaldo Sobrinho, ressaltou o esforço conjunto para disponibilizar a programação. “Estamos fazendo um esforço concentrado e numa ação conjunta da Escola de Gestão Penitenciária [Egepen], Gerência do Sistema Prisional [Gesipe], Gerência de Ressocialização e demais gerências, formatamos as atividades de formação, de atenção à saúde do agente com o objetivo de fazer um chamamento aos mesmos para uma reflexão sobre a atividade exercida por eles, que é imprescindível à politica pública penitenciária do estado e obviamente que isso condensa com a comemoração do Dia do agente penitenciário, que aconteceu no dia 28 de junho e excepcionalmente este ano, nós programamos para a primeira semana de julho.

Capacitação – Durante a semana, acontecem palestras sobre o trabalho do agente como protagonista do processo de ressocialização, com a participação de integrantes do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco. Outra palestra discute a experiência de Implementação de Procedimentos Operacionais Padrão em Brasília, uma atividade de formação específica desenvolvida na Capital Federal há 10 anos, com a participação de uma equipe do Departamento Penitenciário de Operações Especiais da Secretaria de Administração penitenciária do Distrito Federal.

Confira as atividades que farão parte da programação do evento:

Abertura Oficial da II Semana do Agente Penitenciário

II Workshop de Gerenciamento de Crises em Unidades Prisionais

I Semana de atenção à Saúde do Agente

I Seminário de Execução Penal

Cerimônia de “Brevetação” da I e II Turma do Curso de Escolta e Apoio à Recaptura – CESAR

Certificação do Curso de Inteligência Penitenciária

Cerimônia de lançamento da “Força Tática Penitenciária”

Cerimônia de Entrega de Viaturas

Assinatura de Editais de Pós-Graduação para o SISPEN

Lançamento do Edital III Curso de Escolta e Apoio à Recaptura – III CESAR

CTD – Curso de Tiro Defensivo com Tecnologias Menos que Letal

CIT – Curso de Imobilização Tática

CIR – Curso de Intervenção Rápida e Primeira Resposta

CPOP – Curso de Procedimento Operacional Padrão

Torneio de Tiro

Torneio de Futebol de Salão

Confraternização