Fale Conosco

5 de maio de 2017

Governo do Estado realiza reunião de planejamento para a V Caravana do Coração



RicardoPuppe Circulo Coração 11 270x180 - Governo do Estado realiza reunião de planejamento para a V Caravana do CoraçãoO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (5), no Espaço Cultural, uma reunião de planejamento da V Caravana do Coração. Na ocasião, a presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, apresentou o projeto, fez um resumo das caravanas anteriores e falou da proposta para este ano.  Estiveram presentes representantes da ONG Círculo do Coração, da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba e secretários de saúde dos 13 municípios por onde a caravana vai passar.

A Caravana do Coração deste ano será realizada no período de 26 de junho a 8 de julho, e vai passar pelos municípios de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba.

“A caravana deste ano vem com um diferencial. Além das crianças com cardiopatias congênitas e das com microcefalia que estão sem acompanhamento, este ano estaremos ampliando o atendimento para captar 250 gestantes em cada cidade. A nossa expectativa é de que possamos ultrapassar os números do ano passado, já que os números de cada nova caravana sempre nos surpreendem de uma maneira muito positiva”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES-PB, Patrícia Assunção.

RicardoPuppe Circulo Coração 1 2011 270x185 - Governo do Estado realiza reunião de planejamento para a V Caravana do CoraçãoA presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, destacou que a ideia é beneficiar pacientes de toda a Paraíba. “Para uma maior abrangência, dividimos os pacientes entre as regionais, de acordo com o número de pacientes de cada cidade e critérios que ainda estamos definindo e organizando. A nossa ideia é beneficiar pacientes de todo o estado, não somente dos 13 municípios por onde vamos passar”, disse.

O Projeto - A Caravana do Coração começou a partir da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB). É uma ação do Governo do Estado da Paraíba em parceria com a ONG Círculo do Coração considerada divisor de águas, nas áreas cardiológica e pediátrica.

A primeira edição do Projeto foi realizada em 2013, quando foram visitados oito municípios paraibanos e atendidos pouco mais de 500 pacientes. A segunda e a terceira edições, realizadas em 2014 e 2015, cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes, cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.800 km.

Realizada em julho de 2016, a IV Caravana do Coração registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos.

Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas). Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.

RicardoPuppe Circulo Coração 101 270x180 - Governo do Estado realiza reunião de planejamento para a V Caravana do CoraçãoO Projeto ganhou o prêmio de melhor trabalho multidisciplinar no 24º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, concorrendo com mais de 300 trabalhos inscritos. O evento ocorreu em novembro de 2016, em Belo Horizonte (MG).

Sandra Mattos destacou a importância da premiação. “É, antes de tudo, um reconhecimento ao pioneirismo desenvolvido pelo Governo da Paraíba em uma área tão importante, que é a cardiologia pediátrica. A Paraíba tem toda uma rede, algo único no Brasil. Em segundo lugar, é um estímulo para que cada vez mais a parceria do Governo do Estado com o Círculo do Coração se fortaleça”, observou.