João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza reunião com ouvidorias da saúde

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 18:37 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (26), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), uma reunião com ouvidores da saúde no estado. Participaram do evento aproximadamente 40 representantes de ouvidorias de toda a Paraíba, além da secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, e da ouvidora geral do Estado,  Tânia Brito.

Durante toda a tarde foram abordados temas como o que é e como funciona uma ouvidoria, ouvidoria, fluxo de trabalho, pesquisa de satisfação, formulário de demandas, e o que preconiza o Departamento de Ouvidorias Gerais do SUS, a fim de melhorar o trabalho que é ofertado à população.

“Os ouvidores estão aqui para refletir sobre seus processos de trabalho, fazer uma avaliação, um balanço geral sobre as ações de 2015 e pensar no encerramento do ano a partir da construção de um relatório que norteie as tomadas de decisão dos gestores. sejam diretores de hospitais, ou de Gerências Regionais de Saúde. Além disso, a gente reafirmou nosso compromisso de fortalecer a ouvidoria enquanto espaço de comunicação, de diálogo e de acesso do usuário, gestores e trabalhadores para fortalecimento e melhoria da qualidade dos serviços prestados”, disse Maura.

Para Regina Coeli, que trabalha na Ouvidoria da SES há 3 anos, o serviço ainda é pouco conhecido da população geral, e precisa ser mais divulgado. “Precisamos divulgar e ofertar mais esse trabalho, esse espaço de escuta. A ouvidoria precisa ser divulgada, pois quem move nosso trabalho é a participação das pessoas. A população precisa saber que esse serviço é oferecido”, disse a ouvidora.

Para a secretária executiva de saúde da Paraíba, o papel da ouvidoria é de extrema importância, por isso precisa ser potencializada e melhor divulgada. “A gente percebe que a Ouvidoria Geral do Estado tem um papel muito importante, mas as ouvidorias setoriais, a exemplo da ouvidoria da Saúde, elas podem ser melhor potencializadas. Nosso desafio para 2016 é ampliar o acesso através das ouvidorias em cada Região de Saúde. Que  em cada Região de Saúde a gente tenha ouvidorias potentes, funcionando para cada vez chegar mais junto do usuário, da população”, concluiu Maura Sobreira.

Os telefones da Ouvidoria Estadual da Secretaria Estadual da Saúde são: (83) 3218-7475 / 0800-083-5000.

Os telefones da Rede de Ouvidorias do Estado estão no link http://ouvidoria.pb.gov.br/index.php/rede-de-ouvidorias.