João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza qualificação para gestores do SUS da região de Patos

quarta-feira, 7 de outubro de 2015 - 11:52 - Fotos: 

O primeiro encontro presencial do Curso de Qualificação dos Gestores do SUS na Paraíba, com a turma de Patos, começou nesta quarta-feira (7), sob a responsabilidade do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor) e Aggeu Magalhães/ Fiocruz Pernambuco. Segundo Davi Nunes, do apoio institucional do Estado, junto ao apoio matricial da 6ª Gerência de Saúde, essa qualificação é importante para o processo de regionalização na Macrorregião de Patos, e mais ainda pela oportunidade de construir os espaços para tomadas de decisões com maior participação dos gestores.

O curso terá duração de 185 horas, com 80% de aulas presenciais e 20% feito em uma plataforma online validada pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fiocruz e Cefor. De acordo com Davi, a função principal do apoio institucional será junto aos Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde) e CIR (Comissão Intergestores Regional) e Grupos Condutores de Redes Prioritárias de Saúde nas discussões que possam acontecer na Gerência, dentro desse processo de desenvolvimento da região.

Com o apoio institucional e a formação desses alunos que atuam na gestão de saúde, pretende-se empoderar a gestão dos 24 municípios que compõem a 6ª Gerência de Saúde, redes como a Cegonha, a psicossocial, através dos Caps, a urgência e emergência, doenças crônicas, atendimento às pessoas com deficiências, dentre outras.

“A grande preocupação hoje é que a gente consiga fortalecer a gestão, a Comissão Intergestores Regional (CIR) para um processo para a tomada de decisão, que venha discutir o formato, e principalmente a capacidade instalada desses serviços que existem na nossa regional. No futuro teremos que tomar as decisões em relação a todos esses serviços que acontecem na região”, comentou Davi, acrescentando que hoje todos os processos de saúde estão funcionando, a Gerência dando todo apoio para a continuidade, que é fundamental para o fortalecimento da saúde, processo de gestão e qualificação permanente e para a tomada decisão de gestão da região.

O curso discutirá os seguintes temas: Fundamentos do Sistema Único de Saúde, Gestão da Saúde, As Vigilâncias do campo da saúde: aportes e implicações para a gestão de sistemas e serviços de saúde, Promoção da Saúde e desenvolvimento social e as funções gestoras como tema transversal.