João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza provas do “Avaliando IDEPB” nos dias 14 e 15 deste mês

terça-feira, 6 de setembro de 2016 - 17:22 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizará nos próximos dias 14 e 15 a avaliação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB). A aplicação acontecerá em 682 escolas da rede estadual de ensino, sejam urbanas, do campo ou indígenas, localizadas nos 223 municípios da Paraíba e consiste na aplicação de provas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a estudantes do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª séries do Ensino Médio. Serão avaliadas 3.723 turmas e 101.276 estudantes. Em 2015, foram avaliados 46.901 alunos.

Na terça-feira (06), A Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF/SEE) realizou formação com coordenadores das 14 Gerências Regionais de Educação,  pessoal de apoio nas GRES de Campina Grande e João Pessoa e com coordenadores estaduais do Avaliando IDEPB da SEE.

De acordo com a gerente da GEEIEF Marta Medeiros, dando continuidade as essas ações, nesta quinta-feira (08) e sexta-feira (09), os coordenadores regionais farão a capacitação dos coordenadores das escolas e dos aplicadores da avaliação.

Ainda solicitamos que os Senhores disponibilizem nos dias da Avaliação a estrutura necessária para a efetiva realização da ação. Estudantes com deficiência visual e auditiva também serão avaliados, utilizando instrumentos em linguagem Braile e versão ampliada e profissionais intérpretes de Libras.

Durante a realização da avaliação, também serão consideradas outras variáveis no âmbito pedagógico: gestão escolar, desempenho, perfil e formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física e organizacional da escola.

O Avaliando IDEPB tem o objetivo de estabelecer anualmente indicadores educacionais de qualidade, relacionados com a construção de aprendizagens significativas, com vistas à validação do Plano de Metas – IDEPB, por escola. A leitura analítica dessas informações possibilita à SEE a redefinição de políticas de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem contidas no Plano de Gestão Paraíba Faz Educação 2.