Fale Conosco

21 de março de 2016

Governo do Estado realiza programação especial alusiva ao Dia Mundial da Água



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia (Seirhmact) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), elaborou uma programação especial alusiva ao Dia Mundial da Água, que é comemorado nesta terça-feira (22).

De acordo com o chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES, Emanoel Lira, esse ano serão dois dias de eventos, voltados para a conscientização da população sobre a importância da água e do seu não desperdício. O público- alvo são alunos da Rede Pública estadual.

As atividades terão início na terça-feira (22), das 8h às 10h40, no auditório do IFPB, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. Depois da solenidade de abertura, haverá a apresentação do Coral da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), seguido pelo lançamento do Programa de Responsabilidade Social da Cagepa. Em seguida, será feita uma exposição oral sobre a Campanha da Fraternidade 2016, que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, realizada pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Logo após, o secretário da Seirhmact, João Azevedo, falará sobre o programa “Águas da Paraíba”, seguido pela apresentação dos programas Água Doce e Água para todos, por Robi Tabolka e José Hélio Ferreira (Seirhmact). Para finalizar a manhã, a professora da UFPB, Cristina Crispim, apresenta a palestra “Saneamento Ambiental e Qualidade de Água”.

A programação das atividades em alusão ao Dia Mundial da Água continuam na quarta-feira (23), no teatro de arena do Espaço Cultural, a partir das 9h até as 16h. Será realizado o acolhimento das escolas e estudantes convidados, seguido pela apresentação da peça teatral “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, da Companhia Arretado Produções Artísticas. Logo após, os estudantes farão uma visita aos espaços temáticos das secretarias (Seirhmact, SEE, SES) e dos órgãos estaduais (Aesa, Sudema e Cagepa). Além disso, haverá a distribuição de lanche e brindes para as crianças.

O chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES, Emanoel Lira, alerta que é importante evitar o desperdício da água. “Essa data é de fundamental importância. O ideal é que a gente tenha cuidado com a água todos os dias, principalmente para conservação, evitando o desperdício, pois muitos de nós têm em mente que a água, por ser um bem natural, jamais vai acabar, mas na verdade já temos muitas regiões no planeta sem água, situações que achávamos que nunca iríamos ver, como a seca no Amazonas e no Sudeste. Por isso é preciso ter cuidado com o desperdício. Um minuto que cada habitante diminuir no banho vai gerar uma economia sem tamanho”, concluiu Emanoel.