Fale Conosco

22 de maio de 2013

Governo do Estado realiza primeira edição da Semana de Doação do Leite Materno



Homenagens a doadoras e visitas aos cursos de Enfermagem e Nutrição fazem parte da programação da 1ª Semana de Doação de Leite Materno, que começou na segunda-feira (20). A primeira atividade foi a participação do Banco de Leite Anita Cabral no encerramento da Semana da Enfermagem na Faculdade Maurício de Nassau. As atividades incluem café da manhã e lanche à tarde, todos os dias desta semana, para as usuárias do Banco de Leite, com palestras enfocando a importância da doação de leite materno e campanha de coleta de vidros nas instituições de ensino que serão visitadas.

A programação teve continuidade na terça-feira (21), com visitas aos cursos de Enfermagem e Nutrição na Faculdade Ciências Médicas (manhã) e ao curso de Enfermagem na Faculdade Facene (noite). Nesta quarta-feira (22), houve visitas aos cursos de Enfermagem e Nutrição na UFPB (manhã) cantinho da Beleza (Embelleze) – (tarde) e ao curso de Nutrição na UNPB (noite). Na quinta-feira (23), as atividades serão concentradas na Maternidade Frei Damião, em Cruz das Armas.

Segundo a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, o foco dessas visitas é estimular e conscientizar os profissionais de saúde de outras áreas para a importância e o incentivo à doação de leite materno.

O encerramento da campanha em João Pessoa será na sexta-feira (24), no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), quando 30 doadoras de leite serão homenageadas. “Durante toda essa semana, as nossas atividades terão como foco a conscientização e o incentivo à prática da doação de leite materno”, disse Thaíse Ribeiro.

Em outras cidades do interior onde existem bancos de leite e postos de coletas, a exemplo de Campina Grande, Sousa e Guarabira, durante toda a semana acontecem atividades alusivas ao evento, a exemplo de treinamento de atualização com funcionários sobre aleitamento materno, ordenha e armazenamento; capacitações; vídeo-palestras; dinâmicas relacionadas à doação de leite materno com as mães; point da doação de leite materno; panfletagens; homenagens às mães; palestras; atividades culturais e distribuição de brindes, dentre outras ações.

Para doar – Toda mulher que tem excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar as vidas de centenas de crianças prematuras. Para doar, é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e touca) em domicílio. “Nós nos responsabilizamos por passar semanalmente na casa da doadora, em dia pré-estabelecido, para pegar o leite coletado”, garantiu Thaíse.