Fale Conosco

21 de setembro de 2016

Governo do Estado realiza primeira competição paraibana de robótica



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nesta sexta-feira (23), das 10h às 18h, no Mangabeira Shopping, próximo ao Cinépolis, a primeira edição da Competição Paraibana de Robótica – Robotec/PB. O evento está sendo organizado pela Gerência de Ensino Médio da SEE e conta com a parceria da Brink Mobil.

O evento objetiva realizar uma competição que envolva a montagem dos kits tecnológicos de robótica educacional de forma pedagógica, fazendo uso da criatividade e aplicando a utilidade destes no cotidiano, em ciências e tecnologias úteis ao desenvolvimento humano.

A temática do evento será “A Robótica Contra o Aedes”, em virtude dos altos índices de doenças causadas pelo mosquito e para sensibilização da comunidade. Os alunos utilizarão os Kits de Robótica Educacional, que já estão em uso nas escolas de Ensino Médio da rede estadual.

Assim, os desafios presentes nesse regulamento se assemelham às recomendações do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito. O robô autônomo terá que ser capaz de realizar as tarefas definidas na arena para completar os objetivos.

A Robotec/PB também será um ambiente de aprendizagem possibilitando ao aluno interagir com a prática (montagens) e com o abstrato (questionamentos) para solução de problemas propostos. Estão inscritas 19 equipes compostas por professores e por 57 alunos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). Participam alunos da rede estadual de ensino que tenham até 19 anos e estejam cursando o Ensino Médio com bom desempenho geral nas disciplinas da escola.

As 14 equipes finalistas receberão certificados por terem se classificado para Etapa Estadual. Os três melhores trabalhos serão premiados com medalhas, e um brinde da empresa patrocinadora, sendo medalha de ouro para o primeiro lugar, prata para o segundo e bronze para o terceiro.

Robótica – A cada ano aumenta a procura e o interesse de estudantes do Brasil e do resto do mundo em participar das competições de robótica, criadas para estimular o desenvolvimento da ciência, em especial da robótica e da inteligência artificial. A robótica torna-se acessível a todos e permite aos alunos vivenciar, de forma prática, conteúdos de disciplinas que são consideradas mais difíceis por muitos.

Quando o aluno vai construir um robô para participar de uma competição de robótica, ele irá mobilizar diversos saberes de variadas áreas do conhecimento, colocando em prática muitas das teorias vistas em sala de aula, bem como fazendo a interlocução dos equipamentos tecnológicos de robótica educacional com seu cotidiano.

Assim, uma ação voltada para a utilização pedagógica dos Kits se revela também como uma forma de fomentar a pesquisa científica e promover o desenvolvimento tecnológico, incentivando os jovens na busca de soluções que façam que o Brasil venha a figurar dentre os países mais desenvolvidos tecnologicamente do mundo.

Não e só o conhecimento que conta: saber trabalhar em equipe é essencial e vai fazer muita diferença no desenvolvimento e criação dos projetos, além de ser uma característica importante para todo profissional da sociedade atual.

Na maioria das competições que envolvem o uso da robótica, as provas são diversas, e em muitos casos envolvem etapas teóricas e práticas. As provas teóricas envolvem pesquisa, enquanto as práticas, construção de robôs que deverão executar as mais variadas tarefas, como jogar futebol, lutar sumô, resgatar objetos, simular a solução de um determinado problema etc.