João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza pregões internacionais para equipar e reequipar a rede estadual de saúde

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 09:55 - Fotos: 

O Governo do Estado iniciou, na manhã desta quinta-feira (8), uma série de pregões presenciais, abertos a empresas brasileiras e estrangeiras, para aquisição de materiais, mobiliário e equipamentos para reestruturar a rede hospitalar da Paraíba. Através de 17 processos licitatórios, na modalidade de pregão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) poderá reequipar os hospitais em funcionamento, melhorando o atendimento na rede, e ainda equipar as primeiras 14 novas unidades que estão em obras ou em processo de licitação. Os pregões acontecem nos auditórios da Central de Compras, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração, no Centro Administrativo, em Jaguaribe, na Capital.

O gerente de Licitações da Central de Compras, vinculada à Secretaria da Administração, Arquimedes Guedes Rodrigues, explicou que os pregões vão resultar em um registro de preços que possibilitará ao governo a compra imediata de equipamentos para os hospitais já em funcionamento e também para os que serão entregues à população, nos próximos meses. A aquisição de equipamentos para os novos hospitais será feita à medida em que  as unidades vão tendo suas estruturas físicas concluídas.

Colaboração do Exército – A realização dos pregões – que continua na sexta-feira (9) e nos próximos dias 13 e 15, sendo dois por dia – está recebendo a colaboração técnica do Gabinete do Comando Geral do Exército Brasileiro, através do acompanhamento do major Jair Veiga. “Como o Governo da Paraíba está ingressando na realização desses certames internacionais, a convite do governador José Maranhão e com a autorização do comandante do Exército, Enzo Peri, estamos emprestando nossa experiência em licitações internacionais e importação direta de bens”, disse. 

O major Jair Veiga explicou, ainda, que para cada pregão, as empresas interessadas se credenciam e apresentam suas propostas. “Nós analisamos se as empresas credenciadas estão habilitadas a participarem dos pregões e, só depois, começa a fase dos lances. Nossa previsão é que cerca de 60 empresas brasileiras e estrangeiras participem dos pregões. É importante a participação de empresas internacionais, porque teremos mais competitividade de preço e qualidade dos equipamentos”, afirmou.

Hospitais beneficiados – O secretário estadual de Saúde, José Maria de França, destacou a importância das licitações para a reestruturação da rede estadual da saúde, que foi encontrada completamente sucateada. Segundo ele, entre os hospitais em funcionamento que serão reequipados estão o Complexo de Pediatria Arlinda Marques e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, além dos regionais de Patos e Guarabira.

Já entre as unidades que estão sendo ou serão reformadas, ampliadas e concluídas, que  receberão mobiliário e materiais médicos e hospitalares, estão os hospitais Clementino Fraga, em João Pessoa, e o Trauma de Campina Grande, além das unidades de Belém do Brejo do Cruz, Itapororoca, Pedras de Fogo, São Bento, Queimadas, Itabaiana, Taperoá, Pombal, Picuí, Monteiro, Sumé e a Maternidade de Patos.

 
Assessoria de Imprensa da SES-PB