Fale Conosco

18 de fevereiro de 2016

Governo do Estado realiza oficina sobre Avaliando IDEPB para professores e gestores



see avaliando o IDEPB professores e gestores 1 270x191 - Governo do Estado realiza oficina sobre Avaliando IDEPB para professores e gestoresO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realizou nesta quinta-feira (18) a Oficina de Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado da Paraíba (Avaliando IDEPB). O encontro ocorreu na Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, na capital, e é resultado de uma parceria com o Centro de Políticas da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Cerca de 100 profissionais participaram da oficina, entre professores e gestores.

O encontro apresentou os dados da educação do Estado, em 2015, comparando os números com os anos de 2014 e 2013. O objetivo foi debater as formas de aproveitar essas informações para reforçar o ensino em sala de aula na rede pública estadual. “Discutimos o uso dos resultados para melhorar o ensino e o aprendizado dos alunos, com foco na prática pedagógica de português e matemática, principalmente”, contou Iara Andrade de Lima, interlocutora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), na Secretaria de Estado da Educação (SEE).

see avaliando o IDEPB professores e gestores 3 270x191 - Governo do Estado realiza oficina sobre Avaliando IDEPB para professores e gestoresEntre os dados apresentados estão os que se referem ao padrão de desempenho dos alunos na língua portuguesa. Na 3ª série do Ensino Médio, o ensino público estadual apresentou bons resultados, entre os níveis “adequado” e “avançado”. Em 2014, 26,6% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio ficaram no nível considerado adequado. No ano passado, esse percentual subiu para 28,5%. No nível avançado, o percentual saltou de 5,5%, em 2014, para 6%, em 2015.

Para a assessora da secretaria executiva de gestão pedagógica da SEE, Jerusa Pereira de Andrade, o sistema de avaliação serve para reflexão dos dados quantitativos, que podem ser pensados como forma de identificar os fatores que mais contribuem e influenciam nos resultados qualitativos. “Tudo tem que estar em sintonia: a gestão escolar, a relação professor e aluno, o dia a dia na sala de aula etc.”, disse.

see avaliando o IDEPB professores e gestores 4 270x191 - Governo do Estado realiza oficina sobre Avaliando IDEPB para professores e gestoresA oficina de Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado da Paraíba (Avaliando IDEPB) foi ministrada pelos especialistas em avaliação: João Vicente Ribeiro e Thenner Freitas, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Foram abordados temas como: compreensão de fundamentos, dos conceitos e metodologias da avaliação educacional em larga escala; tutorial de acesso de resultados do Avaliando IDEPB; materiais impresso/digitais de divulgação de resultados e o projeto de intervenção pedagógica.