João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza oficina sobre Avaliando IDEPB para professores e gestores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 - 17:09 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realizou nesta quinta-feira (18) a Oficina de Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado da Paraíba (Avaliando IDEPB). O encontro ocorreu na Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, na capital, e é resultado de uma parceria com o Centro de Políticas da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Cerca de 100 profissionais participaram da oficina, entre professores e gestores.

O encontro apresentou os dados da educação do Estado, em 2015, comparando os números com os anos de 2014 e 2013. O objetivo foi debater as formas de aproveitar essas informações para reforçar o ensino em sala de aula na rede pública estadual. “Discutimos o uso dos resultados para melhorar o ensino e o aprendizado dos alunos, com foco na prática pedagógica de português e matemática, principalmente”, contou Iara Andrade de Lima, interlocutora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), na Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Entre os dados apresentados estão os que se referem ao padrão de desempenho dos alunos na língua portuguesa. Na 3ª série do Ensino Médio, o ensino público estadual apresentou bons resultados, entre os níveis “adequado” e “avançado”. Em 2014, 26,6% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio ficaram no nível considerado adequado. No ano passado, esse percentual subiu para 28,5%. No nível avançado, o percentual saltou de 5,5%, em 2014, para 6%, em 2015.

Para a assessora da secretaria executiva de gestão pedagógica da SEE, Jerusa Pereira de Andrade, o sistema de avaliação serve para reflexão dos dados quantitativos, que podem ser pensados como forma de identificar os fatores que mais contribuem e influenciam nos resultados qualitativos. “Tudo tem que estar em sintonia: a gestão escolar, a relação professor e aluno, o dia a dia na sala de aula etc.”, disse.

A oficina de Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação do Estado da Paraíba (Avaliando IDEPB) foi ministrada pelos especialistas em avaliação: João Vicente Ribeiro e Thenner Freitas, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Foram abordados temas como: compreensão de fundamentos, dos conceitos e metodologias da avaliação educacional em larga escala; tutorial de acesso de resultados do Avaliando IDEPB; materiais impresso/digitais de divulgação de resultados e o projeto de intervenção pedagógica.