João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Geral de Mamanguape

quinta-feira, 28 de maio de 2015 - 16:22 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está realizando um mutirão de cirurgias de catarata, no Hospital Geral de Mamanguape (HGM). As cirurgias começaram nesta terça-feira (26) e, no primeiro dia de trabalho, foram realizados seis procedimentos. Ao todo, 125 passaram por triagem e estão aptos ao procedimento, que ocorrerá toda semana até que a lista seja finalizada.

A ação visa atender moradores dos 12 municípios do Vale do Mamanguape. Para realizar a cirurgia de catarata, o paciente precisa passar pela triagem, quando o oftalmologista avalia a necessidade imediata da intervenção cirúrgica.

Moradora de Jacaraú, a dona de casa Luzia Regis de Farias estava feliz após a cirurgia. De acordo com ela, não fosse o mutirão realizado pelo HGM talvez não conseguisse realizar a operação. “Tenho 67 anos e precisava fazer esta cirurgia há tempos. Estou feliz porque esse hospital permitiu esta alegria. Na verdade, esse hospital trouxe muita coisa boa pra nós”, comemorou Luzia Regis.

Para a diretora-geral do HGM, Isis Unfer, o mutirão foi pensado e realizado para facilitar a vida das pessoas da região. “Disponibilizamos nossa estrutura para que todas as cirurgias fossem realizadas com segurança. Até agora, tudo está dentro do programado e isso reforça nosso compromisso com o bem-estar das pessoas do Vale Mamanguape”, afirmou.

Catarata – É uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino – lente natural do globo ocular que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A disfunção provoca a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).

A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes e até uso de medicamentos sem indicação médica. O principal sintoma da catarata é o embaçamento visual progressivo, que pode levar à cegueira. O tratamento consiste em cirurgia, que é realizada há séculos e apresenta grau elevado de cura da doença.

Hospital Geral de Mamanguape – O HGM foi construído pelo Governo do Estado e inaugurado em 2 de julho de 2014. A unidade hospitalar foi pensada para ser referência de atendimento aos municípios que compõem o Vale do Mamanguape: Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.