João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape

terça-feira, 21 de novembro de 2017 - 11:30 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza até a próxima semana, no Hospital Geral de Mamanguape, mutirão de cirurgias de catarata. A ação começou na segunda-feira (20) e a previsão é de que sejam realizadas 200 cirurgias, beneficiando pacientes de 11 municípios da região. O objetivo do mutirão de cirurgias é agilizar os procedimentos em pacientes que estão na fila de espera.

“O mutirão de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde foi descentralizado para os municípios e será desenvolvido na Paraíba até o fim deste ano. Vale destacar que, quanto à seleção dos pacientes, foram levados em consideração critérios como: idade, condição cirúrgica e exames complementares”, informou o secretário de saúde de Mamanguape, Antônio Máximo Neto.

A maioria dos pacientes atendidos está na faixa etária de 45 a 65 anos. “Faremos por volta de 25 procedimentos por dia (manhã e tarde), para suprir a estimativa preconizada entre os órgãos envolvidos. Estamos felizes por participar, mais uma vez, deste projeto, onde o resultado é promover qualidade de vida para esses pacientes”, disse o enfermeiro coordenador setorial do Hospital Geral de Mamanguape, Jair Brito.

De acordo com o oftalmologista Leonardo Feitosa Filho, que participa do mutirão, a cirurgia realizada no projeto é a mesma de qualquer parte do mundo – com excelência.

“Estamos aqui para prestar o melhor serviço à população. Sabemos que a catarata é a principal causa de cegueira tratável no mundo, ainda mais num país de clima tropical, pois os raios ultravioletas aumentam os casos da doença. Contudo, a maior incidência ainda é na velhice e, como a população vem envelhecendo, o número de casos de catarata tende a aumentar. Daí a importância de ações como esse mutirão”, ressaltou Leonardo.

O trabalhador rural Antônio da Silva comemorou a chegada do mutirão de cirurgias de catarata em Mamanguape. “Há um ano vivo a expectativa desse dia. Já realizei uma cirurgia no olho direito na rede privada, mas estou feliz por ter esse serviço aqui num hospital público”, disse.

Números – Os mutirões ocorrem, anualmente, desde 2011, com recursos próprios do Governo do Estado. Já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos. Para se cadastrarem, os usuários devem procurar as secretarias de Saúde dos seus municípios e, desta forma, realizar a cirurgia gratuita.

Este ano, as ações passaram pelos municípios de Princesa Isabel, Monteiro e Mamanguape. De 4 a 6 dezembro, as cirurgias serão realizadas no município de Pombal.