João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza mobilização de combate ao Tabagismo

quinta-feira, 10 de março de 2011 - 12:16 - Fotos: 

Na próxima terça-feira (15), o Ponto de Cem Réis, na Praça Vida de Negreiros, centro de João Pessoa, centralizará as ações do Dia Estadual de Combate ao Tabagismo. Na ocasião, o Governo do Estado distribuirá panfletos com orientações à população sobre os males provocados pelo tabaco.

O câncer de pulmão, uma das doenças decorrentes do tabagismo, levou à morte 259 pessoas na Paraíba em 2010, e este ano já foram registrados 11 óbitos pela mesma causa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante o evento organizado pela Secretaria também será feita aferição da pressão arterial e o teste de Fagerstrom – que estima o grau de dependência da nicotina no organismo.

Os demais municípios paraibanos estão sendo incentivados a realizarem campanhas contra o tabagismo. A Secretaria está enviando material educativo, como folders e cartazes, com as 12 gerências regionais de saúde. “Orientamos as gerências que comuniquem aos municípios sede a necessidade de realizarem alguma atividade alusiva à data, sensibilizando a população quanto aos prejuízos causados à saúde, bem como divulgar os centros de tratamentos de fumantes”, informou Gerlane Carvalho de Oliveira, chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES.

A mobilização prevista para o Ponto de Cem Réis será resultado de parceria entre a SES, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), a Secretaria de Saúde de João Pessoa, Sociedade Paraibana de Pneumologia, Sociedade Paraibana de Cardiologia e Associação Médica da Paraíba. Informações sobre a mobilização estadual podem ser obtidas pelo telefone 3218-7324.

Tratamento – Outra ação da SES é incentivar a divulgação dos Centros de Tratamento de Fumantes. Atualmente, existem 37 municípios com essa estrutura, entre eles João Pessoa e Campina Grande. “A população pode procurar ajuda nos Centros que realizam as abordagens cognitivas, criam os grupos e fazem o acompanhamento. Em último caso, o fumante recebe os medicamentos que são repassados pelo Ministério da Saúde”, esclarece Gerlane Carvalho.

O Ministério da Saúde repassa trimestralmente para a SES a medicação para os fumantes que desejam parar de fumar. Mas, o produto só pode ser utilizado em 10% da população fumante de cada município. No último trimestre foram repassados 1.484 adesivos, 188 pastilhas e 80 caixas do antidepressivo Bupropiona.

“Estamos fazendo um levantamento das pessoas que conseguiram abandonar o cigarro depois de passarem pelos Centros de Tratamento. Queremos ter um controle da forma como essas pessoas estão deixando a dependência para podermos acompanhar e ver a necessidade de cada localidade”, destaca.